Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

Mirandela: terra de 8 ou 80

Mirandela Cidade Jardim e… digam-me lá, todos quantos conhecem o município, que mais posso acrescentar? Alheiras, azeite, o Complexo Agro Industrial do Cachão – um amontoado de escombros abandonados e fábricas degradadas -, o edifício da estação do comboio que nunca mais se vê a reabilitação chegar a bom porto, o Posto de Turismo para inglês ver - fechado 365 dias por ano -, as aldeias desertas de gente e descuidadas, etc.

Francamente… para que é preciso um Posto de Turismo aberto ao público se a autarquia não cuida, não valoriza, não promove e nem conhece o seu Património? Vão mostrar o quê? Os visitantes que se passeiem nos jardins, comprem umas alheiras, uns garrafões de azeite e ala que se faz tarde.

Vive-se num município em que à cidade de Mirandela todos os zelos são poucos; e às freguesias, restam as sobras de nada. Aplica-se um pó-de-arroz em época de eleições, e o povo ri de contente – é desta, é desta, que cuidam de nós! -, e na santa ingenuidade engolem promessas vãs, e a barriga continua à míngua, e o destrato não tem fim.

Nos últimos dez anos, o município de Mirandela perdeu 10,3% da população residente, dados preliminares e fresquíssimos do INE: Censos 2021, saídos hoje, 28-07-2021; sendo a freguesia da Bouça a campeã, perdeu 30,3%; já a única vila do concelho, Torre de Dona Chama, perdeu 16,6%.

https://www.ine.pt/scripts/db_censos_2021.html

Tudo vai num desalinho e em contraciclo no Reino de Mirandela, que não consegue implementar políticas eficazes para incentivar a fixação da população e apoiar quem pretenda ter filhos. Os números oficiais, estão aí, não mentem.

Resolveu a autarquia engalanar-se e arranjar um belo fogo-de-artifício para fingir que se importa com o Património, ao anunciar um projeto para tornar visitáveis as gravuras rupestres na Serra dos Passos – Santa Comba, encontradas há 32 anos. Sim, leram bem, há 32 anos que estas gravuras foram encontradas e estão descritas em artigos científicos de Maria de Jesus Sanches: 1988 e 1989; e na tese de doutoramento de Francisco de Sande Lemos: 1993. Acordaram agora, suas Excelências, para as gravuras.

O concelho de Mirandela tem apenas dois Monumentos Nacionais:

Ponte da Pedra, ROMANA - Torre de Dona Chama

Ponte Velha - Mirandela

Deixo-vos provas fotográficas para que possais observar o atual estado de conservação e manutenção de cada monumento nacional.

 

Texto e fotos:

 Teresa do Amparo Ferreira, 28-07-2021

 

Foto 1: Ponte da Pedra sobre o rio Tuela

Monumento Nacional ROMANO - Torre de Dona Chama,

freguesia do município de Mirandela. 

 

Foto 2: Ponte da Pedra sobre o rio Tuela

Monumento Nacional ROMANO - Torre de Dona Chama,

freguesia do município de Mirandela. 

 

Foto 3: Ponte Velha sobre o rio Tua, séc. XVI

Monumento Nacional - Mirandela. 

 

Foto 4: BERRÃO - escultura zoomórfica de um porco

Torre de Dona Chama,

freguesia do município de Mirandela. 

 

Foto 5: PELOURINHO

IIP - Imóvel de Interesse Público - Torre de Dona Chama,

freguesia do município de Mirandela. 

 

 

 


Partilhar:

+ Crónicas