Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Coesão territorial V

O termo Infra-Estruturas (IE) é muito lato, desde na construção civil ter o significado de alicerces, até ao conjunto de instalações ou dos meios para o normal funcionamento de uma actividade, ou ainda, de equipamentos que possibilitem a produção e circulação de bens.

Irei abordar algumas fundamentais IE, podendo ser comuns aos Concelhos do Distrito de Bragança. Desde logo, todos os Concelhos deveriam ter Zonas Industrias (ZI), no verdadeiro significado da palavra. Hoje a maioria delas são (e bem, nalguns casos) mistas, comerciais e pouco Industriais. Se a localidade é de baixa densidade populacional é compreensível. Já o mesmo não é recomendado para Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Pela razão economicista pois, um comércio não necessita das IE de uma indústria, logo estamos a desperdiçar recursos. Depois os acessos, existem situações em que estes ficam mais dispendiosos que a própria ZI e ainda a morfologia do terreno, temos casos de uma perfeita aberração, que os responsáveis deviam estar a prestar contas à Justiça. Não menos importante é a prerrogativa de poder juntar lotes, dado que só Bragança ter procura (ou não) de lotes à medida da necessidade mas, esta seria uma hipótese a estudar, sabendo todos dos constrangimentos a ter para o licenciamento. Nada é impossível, existe sempre uma saída legal.

A preocupação com as energias limpas, não mudou a forma e onde poderíamos investir, veja-se os poucos Parques Eólicos, e nós com tantos locais para os implantar. Para quando?

A nível de desporto as IE melhoraram substancialmente, mais por acção do Estado Central do que por iniciativa das Autarquias. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Faltam Pavilhões Desportivos. Se fizermos um rácio desta IE por habitante, teremos uma proporcionalidade directa de centros mais populosos com menos IE por habitante, o que é muito reprovável, pois é aqui que reside a maior quantidade de jovens e praticantes. Bragança e Mirandela um Pavilhão Multiusos, com a dimensão própria, é talvez, nos dias de hoje, uma lacuna e uma irresponsabilidade dos responsáveis que se deve assinalar. Em quantos programas eleitorais está vertido a promessa de construção? Em Bragança, dada a sua altitude, um Centro de Estágio de Alto Rendimento, quando for construído é uma mais-valia considerável, com a área de lazer, equipada com diversos equipamentos para a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a actividades lúdicas e culturais. Uma outra área destinada ao desporto de alta competição e treino de várias modalidades, dotada de equipamentos próprios, disponibilizados aos clubes em estágio nacionais e internacionais. Teria de ter um estádio de futebol, pista de atletismo, campos de treinos, ginásio de manutenção, Pavilhão, etc. Quantos empregos criava a montante e a jusante?

Não é preocupação exclusiva da nossa região a Retenção da Água, não sei se são possíveis cinquenta ou cem albufeiras, mas sei que devemos construir todas as praticáveis em todas as linhas de água. E quando exequível o aproveitamento Hidroeléctrico, Rega, Pesca e Combate aos Fogos e Actividades Lúdicas.

Com a ligação da A4 à Europa, onde vai ficar a Área de Serviço, com pernoita, restaurante, etc.  em Rio Frio? Macedo de Cavaleiros? Mirandela?

Esta ligação vem levantar a necessidade de uma Plataforma Logística de Distribuição, onde está pensada? Existe terreno reservado? Além do Investimento em IE vai criar muito emprego.

CAICA, AZIBO, Serra da Nogueira, Serra de Bornes, Serra de Montesinho, Douro haja imaginação e partilha nos investimentos, pois a oportunidade de investir está ao nosso alcance e com boas perspectivas de retorno.

Com a Escola Agrária envolvida, uma Quinta Temática e Pedagógica, auto sustentável, onde pudéssemos observar o labor dos antigos a cultivar o campo, a criar os animais de antigamente e se preserva-se as várias fruteiras autóctones, criava emprego e fomentava o Turismo. O mesmo para a criação de uma Reserva, numa das Serras, onde ficasse protegida a Fauna e Flora.

Como venho escrevendo, não necessitamos de inventar nada, para podermos promover o desenvolvimento sustentado, tanto a nível económico como ambiental, da nossa região. Haja vontade e elaborem-se bons projectos. Façam-se boas e desinteressadas parcerias (entre autarquias e público-privadas). Arregacem-se as mangas com a cabeça a pensar e vamos trabalhar para o engrandecimento da nossa região.

NOTA: Anteriormente foram abordadas outras IE no contexto do Turismo e das Vias de Comunicação. 

Bragança 15/12/2019

Baptista Jerónimo

 


Partilhar:

+ Crónicas