Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Que futuro GDB?

A situação a que chegou o GDB (Grupo Desportivo de Bragança) tem como causa principal o poder político, concretizando a Câmara Municipal de Bragança (CMB). É certo e sabido que os tentáculos da CMB, para o bem e para o mal, são o motor ou o travão de tudo no concelho.

Desde algum tempo que sou um crítico deste executivo da CMB (existe?), é uma gestão assente no compadrio, cumplicidade, opacidade e nas festanças.

Não tem estratégia e muito menos planeamento e então no desporto é uma lástima. (Des) Governa a capital de Distrito como se de uma Freguesia se trata-se, salvaguardando os excelentes autarcas de freguesia.

O pragmatismo nesta afirmação é sustentada nas críticas exemplificadas, do tutor deste executivo, Jorge Nunes, na entrevista que o ano passado dá ao Mensageiro de Bragança e na Conversas na Atalaia, vale a pena ler e ouvir.

Sobre o GDB a CMB tem responsabilidade exclusiva pela situação a que chegou, ao patrocinar os 500 sócios fantasma e fazer eleger aqueles que fizeram “esfumar” 500 000€ naquilo que se tornou num roubo a coberto e consentido. Tantos responsáveis e ninguém faz o “mea culpa”.

Sendo o GDB o clube da cidade com mais vasto património intangível, também é o que detém o menor tangível - nem um campo, pavilhão ou uma simples sede.

Disse-o quando fui candidato: a futura Direcção tem de aproximar o clube à cidade. Sabia a nossa candidatura que o maior património de uma colectividade são os seus sócios, com vivência necessária nos bons e maus momentos, daí termos delineado uma estratégia para chegarmos aos 3 000 sócios no primeiro mandato.

Também sabíamos que era necessário resultados desportivos e tínhamos para nós levarmos o GDB, em três anos, a competir na 2.ª liga. Tínhamos ainda em projecto no futsal chegarmos à 1.ª divisão em quatro anos.

Os jovens não eram esquecidos e queríamos envolver o IPB, outros profissionais e ex-atletas num estudo abrangente em todas as dimensões para o Concelho, com o envolvimento de todos os clubes, tendo por finalidade o desenvolvimento do desporto dos 5 aos 18 anos para que uma equipa de Bragança, em cada escalão, estivesse a competir nos campeonatos nacionais. Ainda sobre os jovens, queríamos estabelecer acordos com clubes no litoral para que, aqueles jovens que ingressassem nas universidades, tivessem um clube que os albergasse e lhes desse hipóteses de continuar o seu percurso futebolístico e se viessem a regressar a Bragança teriam o GDB a dar-lhes as boas vindas.

Sobre as eleições, ver os comunicados à data, a partir do momento que a CMB estava contra o desenvolvimento do GDB e do desporto dos jovens, dissemos que não contestaríamos as eleições (para não prejudicar o GDB) mas, entendíamos que tinha havido crimes desde o não haver pagamento de quotas e jóias, não haver aprovação dos novos sócios, a que se veio a juntar, o desaparecimento do dinheiro proveniente do Pizzi e todo o processo eleitoral estar viciado.

O MP entendeu (se bem me recordo) que efectivamente poderíamos ter razão, mas não conseguiram que a direcção lhes apresentasse as contas! Desapareceram!

Tempos idos, motivações passadas e o presente para os ex-candidatos é a de continuar a ser sócios, ir ao estádio (que deveria ser adaptado a um complexo desportivo, candidatura ao PRR?) quando sentirmos prazer e tivermos disponibilidade e ajudar sempre e quando possamos.

Pelo que sabemos temos uma direcção honesta e trabalhadora, a quem devemos estar gratos, mas não chega, tem de ser capaz de melhorar as receitas e a venda da publicidade tem de ser um investimento para quem paga e não ser vista como uma ajuda.

As ajudas, são agradecidas mas, devem ser utilizando a figura “mecenato” o que implica o GDB readquirir o estatuto de “utilidade pública“ que, a par desta, era intenção a actualização dos estatutos nos primeiros 6 meses. Temos em Bragança empresas em número e com grandeza suficiente para melhorar as receitas de publicidade.

Mas, também é obrigatório que a CMB tenha uma política desportiva, pois sem esta, não é impossível mas, torna-se muito difícil.

O nosso GDB está numa situação desportiva e financeira muito complicada, é, para evitar maiores complicações, o tempo de união entre os sócios e darmos o nosso maior e melhor contributo para lhe dar sustentabilidade.

O GDB onde competir tem de engrandecer a Cidade.

Força GDB será sempre o emblema dos bragançanos

Nota: ontem, o melhor foi o número significativo de assistência e o pior foi o estado miserável do relvado.

Baptista Jerónimo, 23/01/23


Partilhar:

+ Crónicas