Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

PS – Bragança - Peter Drucker

“O planeamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”. Peter Drucker

Então, nesta perspectiva deve o PS, em Bragança, no actual momento, planear o futuro. O PS teve uma vitória memorável nas legislativas, não pode sentar-se à sombra do que alcançou no pretérito, sim já é transacto, mas planear, para outras vitorias somar no futuro. Este, passa pela continuidade, porque o passado, quando interpretado, aprendido e consolidado, ajuda-nos a construir um melhor futuro.

No Planeamento, levando em conta a frase supra de Peter Ducker temos de ter muita atenção às decisões presentes (eleições internas: Concelhia e Federação) para o futuro do PS e fundamentalmente para o futuro do Concelho e Distrito, porque nestes, o foco deve ser centrado.

O próximo Presidente da Concelhia tem de, depois de eleito e instalado, imediatamente pensar em conquistar o poder autárquico, para isso não pode o PS agarra-se ao passado, a camaradas que nada ganharam. São necessárias novas caras, novos métodos, nova forma de fazer política, causas actuais e outras vivências nos vários sectores da comunidade – credibilidade reconhecida.

O próximo Presidente da Federação fica obrigado a recuperar Câmaras e renovar a vitória das legislativas, entre outras. Para isso, com os Deputados eleitos e putativos elementos do futuro governo, tem de apoiar os actuais Presidentes de Câmara, dedicar especial atenção e presença aos Concelhos onde não somos poder e, ainda, entender que a juventude não é o futuro, mas é o presente e que sem estes, não existe futuro. Citando Peter Durker: “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”

Para o futuro do PS, não é necessário, nem aconselhável cortar com o passado, mas uma simbiose evidenciada na experiência e juventude, na renovação com créditos firmados, no conhecimento e reconhecimento, na disponibilidade e autonomia e no forte e memorável comprometimento nas causas do PS. Sim, “O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo saber. Agora, é um bem público ligado ao verbo fazer.” Peter Durker, é necessário continuar a fazer mais, melhor e diferente.

O Presidente da Concelhia e da Federação que venha a ser eleito, a juntar à vitória das últimas legislativas, ficam obrigados a ganhar no Distrito as eleições Europeias em 2024, em 2025 as Autárquicas e as Presidenciais como também renovar a vitória nas Legislativas em 2026.

Junto, os que ambicionam o lugar, com os governantes (?) e Deputados, em uníssono na luta pelos valores distritais, têm de assumir este caderno de encargos, este tem de ser o objectivo, porque ninguém duvide que o Distrito valorizou e reconheceu o trabalho dos Secretários de Estado do Distrito no actual governo e daí, também a importante vitória, além da renovação e qualidade dos candidatos na lista candidata.

Todos juntos, com audácia necessária, planeamento, renovação, orientação e empenho o PS continua a ganhar e as pessoas do Distrito a ficarem melhor. Os nossos jovens, homens de hoje, o futuro vai-lhes sorrir e poderem regressar para junto dos progenitores e também eles contribuírem, para o desenvolvimento da nossa terra. Citando novamente Peter Durker: “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa.”

Bragança, 03/03/2022

Baptista Jerónimo


Partilhar:

+ Crónicas