Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Macedo de Cavaleiros: O homem sonha e …

Macedo de Cavaleiros começou por ser a Vila mais nova do Distrito de Bragança (1863) e, desde 13 de Maio de 1999, passou a Cidade a par de Valpaços, as mais recentes de Portugal.

Concelho no centro geográfico do Nordeste Transmontano, pois é contiguo a 6 dos 12 concelhos (só não tem com 5). Muito bem servida pelas vias de comunicação, aqui cruzam A4 com IP2 e o IC5 a uma dezena de Kms.

É uma Cidade agradável de gente simpática, mas exigente e, ultimamente, não perdoa o marasmo dos executivos (5 Presidentes desde as primeiras eleições em democracia)

Na gastronomia, a dieta não difere dos pratos de Trás-os-Montes e quer agora afirmar o Azedo com Grelos: Divinal.

Aos que queiram visitar o Concelho, destacava as aldeias de Podence e Santa Combinha a 1ª pelos Caretos Património Imaterial da UNESCO e Museu Caretos de Podence a 2ª pela Barragem do Azibo. Chacim pelo Convento de Balsamão dos Padres Marianos com Museu Religioso, Pelourinho e as ruínas da Real Filátorio,  onde D. Maria I implantou uma tecelagem por ser um microclima, este propicio ao bicho da seda. Em Salselas o Museu Rural; Arcas e Grijó os solares; Cortiços – Museu azeite “Solar dos Cortiços”; Vale Prados – Pelourinho e Barragem do Azibo; Nozelos e Pinhovelo os Pelourinho.

Mas, o ex-libris é a Barragem do Azibo, que sendo Macedo quem investe, este não é proporcional ao almejado retorno, mas fica com a notoriedade. É urgente um Plano de investimento (negociado e aprovado por todos os interessados) a 10 anos, acabar com investimentos de humor ou pior “fui eu que fiz” ou ainda hoje estive a pensar e aqui ficava bem …. “umas avestruzes”. Com estas atitudes aparecem as aberrações:

  • Parque de Merendas, logótipo da CMB e da JF de Quintela (sem depósito para o lixo, recolha, WC e perigoso o acesso à albufeira- um disparate – Envergonha os Bragançanos – Fala-se que vai ser mandado retirar.
  • Campo de Ténis (Embargado? Vai ser demolido? só pode.
  • Campo de futebol de Praia (não choca, mas o lugar! Porque que é que se acabou com o vólei de praia, não era uma referencia nacional? Agora futebol de Praia amanhã Hóquei no Gelo?

Na Barragem urge alguns investimentos:

  • Construir uma barragem a montante da do Azibo, para abastecimento público e regular os níveis de água da actual. A actual ficar só para fins turísticos, agrícolas e claro SOS incêndios.
  • Complexo Turístico (Em frente à Praia da Fraga Pegada, a sul da Praia da Ribeira e só com acesso das viaturas a partir de Macedo de cavaleiros/Vale Prados (Piscina, Restaurante, Polidesportivo (aqui sim o campo de ténis), Parque infantil, 1ºs Socorros, Anfiteatro, Quiosque Turístico (de divulgação do Interior Norte) Parque de Campismo (tendas, rulotes, bangalós, Autocaravanas, …)
  • Delegações de Associações (natação, pesca, mergulho, desportos náuticos, passeios terrestres, Asininos, … só o que se enquadre com a natureza sem poluir.
  • Barco de passeio turístico
  • Continuar a investir no GEOPARK Terras de Cavaleiros

Aos executivos da Câmara de Bragança e Macedo de Cavaleiros pelo que ainda não fizeram e é imperativo fazer a montante da Barragem do Azibo, no diz respeito à Ribeira do Azibo (Pereiros, Bragada, Veigas, Azibeiro, Quintela?). Não matem a galinha dos ovos de ouro, o prejuízo pode ser irreparável.

Nota-se na Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros falta trabalho de planeamento, de gabinete, de visão e tudo se deve da politiquice moderna de os arrebanhadores de votos se sobreporem aos pensadores, aos idiotas, aos estrategas.

A Cidade está com um volume de obras assinalável: Parque da Cidade; Central de Camionagem; Reabilitação do Bairro São Francisco; Carreira de Tiro; Picadeiro; Reabilitação do Edifício da GNR e Mercado Municipal (?), tudo obras estruturantes e necessárias.

Porque não chega e os Macedenses merecem mais, no meu entender e do meu conhecimento poderia começar por:

  • Criação da Metrópole com Bragança e Mirandela.
  • Maior aproveitamento da Barragem do Azibo.
  • Ensino Superior (é muito pouco a Escola de Negócios) O IPB tem 5 escolas em Bragança, 2 em Mirandela e tem de criar 2 em Macedo.
  • Ligação Macedo de Cavaleiros – Vale Prados – Azibo, ontem era tarde, dá pertença e retorno ao investimento.
  • Ampliar, adaptar, mudar o conceito e a orientação da Zona Industrial existente, tem condições para ser importante para o Interior Norte e assim … não é nada
  • Juntar-se à causa de um Aeroporto Internacional do Interior Norte e ao CAICA.

Nota:

  1. Se ninguém põe em causa o contributo da Barragem do Azibo para a Região, também sabemos que o reconhecimento dos Caretos de Podence como Património Imaterial da UNESCO é de realçar e ninguém põe em causa o acreditar, o empenho e a persistência do seu Presidente António Carneiro. Se estamos todos de acordo a distinção pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros já devia ter acontecido.
  2. Então na lápide no Monumento ao Careto de Podence não consta o nome de António Carneiro? Como é possível?
  3. Ainda existe motivo para os dois Museus da responsabilidade da Associação Terras Quentes estarem fechados?
  4. O actual executivo pelos três anos de mandato merece que este lhe seja renovado, levando em consideração as notas.
  5. Resumo da minha participação no programa “Opinião Transmontana”: https://www.facebook.com/diario.tm/videos/302786607752713

 

Macedo de Cavaleiros, 9/7/2020

Baptista Jerónimo

                 


Partilhar:

+ Crónicas