Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Macedo de Cavaleiros a 10 anos

Esta terra e a sua gente sempre me fizeram sentir como parte integrante deste Conselho, um dos mais jovens de Portugal o que não o impede de aspirar a mais e melhor.

Macedo de Cavaleiros pela diversidade de proveniência dos seus habitantes, pela dinâmica comercial e empresarial, crescimento sustentado na iniciativa privada, tornou-se importante para a região, com poucos apoios ou ajudas do poder central.

Os próximos anos podem ser decisivos para os Macedenses, em virtude disso tem de aproveitar as oportunidades sejam elas a da centralidade regional, o estar equidistante de Bragança e Mirandela, e o querer da sua gente. Acresce ainda a possibilidade de agarrar a figura leader Regional, que se encontra vaga.

Entendo que a realização da Assembleia Municipal para elaborar um Plano Estratégico (PE), a dez anos foi extemporânea. Porque este, deve ser elaborado no primeiro ano de mandato, depois da “espuma eleitoral” se diluir, para ser mais fácil a aprovação e comprometimento alargado nos partidos com representatividade e se formal tanto melhor.

O PE a implementar a dez anos, tem de depender fundamentalmente do promotor, dado que são necessários recursos próprios, ou seja ser comportável orçamentalmente, ser exequível, temporalmente e de retorno significativo na qualidade de vida das pessoas natas, proporcionar interesse em investidores externos e cativação do circuito turístico. Logicamente que tem de obedecer à coerência de ser elegível a fundos comunitários e/ou nacionais.

Nesta corrente Macedo de Cavaleiros tem de potenciar o existente, o já em curso (mais fácil, mais oportuno e eficaz), numa vertente de continuidade, tanto quanto possível, para não dar passos em frente, depois recuar ou lateralizar. Sempre sob o lema de acrescentar.

Neste alinhamento teríamos quatro vectores, com pujança para alavancar o Concelho:

  1. BARRAGEM DO AZIBO
  • Parque Turístico Camarário, Privado (preferencial) e/ou PPP.
  • Ligação Macedo de Cavaleiros Barragem do Azibo (Vale Prados)
  • Exigir Saneamentos a Montante das fontes alimentadoras.
  • Criar outra Praia.
  • Manter e potenciar o Geopark-Terras de Cavaleiros.
  • Aumentar a oferta de mais e apetecíveis desportos de verão e náuticos.
  • Trabalhar na hipótese de captação de água para consumo a montante.
  • Ver os Lagos do Sabor como um complemento e não como concorrência.
  1. CARETOS DE PODENSE
  • Enquanto Património Imaterial da Humanidade da UNESCO fazer desta distinção o “chapéu” para alavancar a Cultura, o Geopark, os usos e costumes de outras Freguesias.
  1. ADEGA COOPERATIVA DE MACEDO DE CAVALEIROS.
  • Estabelecer uma parceria para ser o suporte da Agricultura Concelhia.
  • Dar o passo no sentido de acrescentar valor aos produtos regionais (Azeitonas, Azeite, Vinho, Nós, Amêndoa…)
  1. SITUAÇÃO GEOGRÁFICA.
  • Macedo de Cavaleiros enquanto centro geográfico do Distrito, tem de se chegar à frente para projectos Regionais, tais como:
  • Aeroporto Internacional do Interior Norte (Monte de Morais?)
  • A actual ZI passar a Cidade Industrial (com serviços, comercio, hotel, restaurantes …)
  • Embora reconhecendo constrangimentos e possíveis obstáculos na legalização, mas trabalhar na possibilidade de ter lotes Industriais “à medida do interessado”, com regras, principalmente em função dos empregos a criar.
  • Outras medidas estão e vão acompanhar estas desde a Urbanidade da Cidade (Parque da Cidade, Reabilitação do Bairro Social, Estação de camionagem, A actual ZI passar a Cidade Industrial (com serviços, comercio, hotel, restaurantes …)

Outras medidas estão e vão acompanhar estas desde a Urbanidade da Cidade (Parque da Cidade, Reabilitação do Bairro Social, Estação de camionagem…); no apoio à produção Concelhia o Mercado Municipal; na Mobilidade Urbana, beneficiação em ruas com as respectivas passadeiras; no Desporto Centro Hípico, Centro de Marcha e Corrida de Macedo de Cavaleiros, Complexo Desportivo, Campo de Futebol de Praia, Campo de Ténis. No meio Rural não tem faltado apoio a projectos em várias Freguesias.

Na feitura de um Plano Estratégico o cair no populismo, através da quantidade avulsas de putativos projectos ou generalizações, para agradar a tudo e todos, é condenar este ao irrealizável.

Muito se tem falado de um campo de Golfe para o Azibo mas, este só é viável quando e se houver mais um ou dois num raio de 20 Km.

Entendo que neste documento está vertido o caminho rectilíneo para o desenvolvimento sustentado neste Concelho, embora a palavra Social e Ambiente não apareçam destacadas, mas a preocupação está presente em todos os itens.

É ainda, minha opinião, que a ser este o caminho o foco passa por Macedo de Cavaleiros, caso se mantenha a letargia de outros, avocar a causa da Região e estabelecer contactos e compromissos com Mirandela e Bragança, não deixando para trás nenhum outro Concelho.

Macedo de Cavaleiros, 25/11/2020

Baptista Jerónimo          


Partilhar:

+ Crónicas