Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Fechar a disputa interna, preparar as legislativas.

Contados os votos temos, sem surpresas, Pedro Nuno Santos (PNS) eleito secretário-geral do PS e candidato a Primeiro-Ministro.

Digo eu e muitos outros que, para ganhar umas eleições, é obrigatório criar a onda ganhadora. E, PNS apareceu nesta campanha com ela, que deriva de ser candidato expectável e até anunciado há anos.

José Luís Carneiro (JLC) foi um incansável lutador, trouxe ideias, causas e nobreza ao debate político, pena é que não tivesse havido esse debate entre os três candidatos.

O resultado a nível nacional situou-se nos 62% para PNS e 36% para JLC, em Bragança foi um dos Distritos onde JLC teve melhor votação 59% para PNS e 39% para JLC. De notar que o PNS teve mais 12 votos (5%) que a lista de delegados. Pode-se questionar quem deu votos a quem?

Para este resultado de PNS foi significativa a participação de um senador (ou militante activo expectante) e outros militantes que são inexcedíveis na mobilização, motivação e participação no PS actual. A Juventude Socialista foi também decisiva, a sua presidente bem que merece no mínimo o terceiro lugar na lista de deputados por Bragança, é justo por todo o trabalho desenvolvido não só nesta campanha.

Foi muito fácil fazer campanha por PNS, já por JLC não, foram só os convictos, como eu, que acreditaram que seria a melhor solução. O tempo que não nos dê razão.

No PS, como noutros partidos, existem muitos professores, pensionistas e políticos sem lugar político e PNS soube falar-lhes ao coração. Aos primeiros, nem seria necessário, dado que, a ideologia de esquerda, da social-democracia é a que mais defende um Estado Social, mais justo e igualitário. Sem os partidos de esquerda, os estabilizadores automáticos seriam ineficazes e contribuiriam para uma sociedade desequilibrada.

Encerradas as eleições, venham as legislativas. Espero e desejo ver no terreno, como não tenho visto em eleições anteriores, talvez desde 2017, vários militantes em campanha. O partido socialista é um só, os militantes são muitos com os mesmos objectivos. Mas, com protagonistas diferentes para os alcançar.

A lista de candidatos a deputados é importante, até decisiva para manter, no Distrito de Bragança, o dobro dos Deputados do PSD. Tal como em 2005 e em 2021, com humildade, querer, acreditar e muito trabalho de qualidade, o resultado aparece.

Deve ser levado em conta o desempenho, em tempo curto e menos de dois anos de mandato, dos nossos Deputados em exercício. Respeitem-se os órgãos Distritais e Concelhios, estar atentos e ouvir as preferências dos votantes, esta pode ser o maior contributo para vitória.

Do lado do PSD chegam óptimas notícias sobre os candidatos a deputados, é necessário não embandeirar em facilitismo, em “favas contadas”, só de depois do escrutínio e da contagem dos votos é que a vitória é efectiva.

Juntos vamos contribuir para ter um PORTUGAL INTEIRO com PNS e um governo socialista.

Baptista Jerónimo, 17/12/23


Partilhar:

+ Crónicas