Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Candidatura esperada?

Para bastantes militantes e simpatizantes: sim.

Eram recorrentes as perguntas: Então, quando te candidatas à Federação?; Quando posso votar em ti?; Quando dás consequência ao que escreves?

Aqui estou, a dar conhecimento público, na posição de candidato a Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Bragança, por iniciativa e querer próprio.

É assim que se abraça um projecto de liderança colectivo pelo Distrito, onde a capacidade, disponibilidade, ideias e causas de âmbito Nacional e Distrital, são o foco.

Enquanto cidadão empenhado em participar nos problemas da causa pública e como militante na vida e luta das causas do PS, chegou a hora de assumir um compromisso mais exigente na minha entrega à causa pública. Esta decisão apoia-se na experiência que, ao longo dos anos adquiri como cidadão e como militante, quer no que diz respeito aos problemas da região, quer no que se relaciona com os interesses do PS, não apenas no concelho, mas em todo o distrito de Bragança.

Neste sentido, julgo ter condições para contribuir, duma forma eticamente responsável, mas enérgica, na união de esforços dos que lutam contra a assumida fatalidade e resignação submissa junto do poder central.

Com aqueles que ainda acreditam no Distrito e ganhar no futuro, pautar-nos-emos pela vigilância, combatividade e civismo na procura das melhores soluções que mexam com o quotidiano de toda a população.

No entanto, estes objectivos só fazem sentido num quadro de esforço coletivo, em que os militantes e população em geral, são chamados a participar, não apenas nos actos eleitorais.

Por respeito, consideração e educação foi aos militantes do PS que anunciei em primeiro lugar, a minha candidatura a Presidente da Federação Distrital de Bragança, nas eleições de Fevereiro de 2024, com o seguinte lema: AGREGAR, DINAMIZAR, FORTALECER e RENOVAR, que agora torno público.

AGREGAR no sentido de reforçar os valores da LIBERDADE, IGUALDADE e SOLIDARIEDADE, numa organização partidária DEMOCRÁTICA, que o PS deve ser a referência. Os princípios e os ideais SOCIALISTAS são as linhas orientadoras, o que obriga os MILITANTES e SIMPATIZANTES a estarem sempre ao SERVIÇO DO DISTRITO, da NAÇÃO e do PS.

DINAMIZAR, porque ACREDITAMOS nos valores da EQUIDADE e da JUSTIÇA SOCIAL, na exigência de direitos e oportunidades na IGUALDADE, na promoção do interesse público e, consequentemente, do BEM COMUM.

FORTALECER, porque “todos somos poucos”. Nesse sentido, não podemos ver qualquer militante/simpatizante como inimigo, só porque procura eventualmente outro caminho, com outros protagonistas, para chegar ao mesmo fim – SERVIR A CAUSA PÚBLICA. A união na diversidade e pluralidade, que nos caracteriza, é uma forma de estar que muito valorizo.

RENOVAR, para que novos actores tragam ideias novas, uma renovada motivação e uma rejuvenescida dinâmica. ACREDITO que os JOVENS SÃO O PRESENTE e o futuro. Nesse sentido, temos de dar-lhes as necessárias oportunidades de desenvolvimento, crescimento e maturidade, não pela substituição, mas na convivência harmoniosa da complementaridade das gerações.

A moção “ACREDITAR NO DISTRITO, GANHAR NO FUTURO”, definirá as linhas orientadoras para o mandato. Aos militantes ou não militantes, fico receptivo aos contributos que me façam chegar.

Neste Mandato, vamos ter as eleições Europeias que, como em 2019, são para ganhar e, assim dar alento ao Governo. Em 2025, temos as Autárquicas que, não bastando repetir as vitórias já conseguidas, exigirão um esforço de todos para um único objectivo: GANHAR EM TODOS OS CONCELHOS!

Não ganhar por ganhar, mas sempre no intuito de criar melhores condições aos nossos conterrâneos.

Estamos todos convocados para esta missão.

Baptista Jerónimo, 17 de Setembro de 2023


Partilhar:

+ Crónicas