Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

Aos eleitos do PS de Bragança

Terminados os processos eleitorais internos do Partido Socialista, com os órgãos concelhios instalados e, neste fim-de-semana a eleição dos órgãos federativos em Freixo de Espada à Cinta, começa a persecução para dar vida às moções de candidatura dos vencedores. Este processo tem de começar com o apaziguamento para o fortalecimento do PS e, só assim é possível, alcançar o objectivo dos valores do PS que, para isso, tem de agregar, dinamizar, fortalecer e renovar (não implica rejuvenescer, mas também é salutar), sem esquecer que o futuro dos jovens é hoje. Na verdade, todos os militantes que se submeteram a sufrágio perseguem este caminho, embora com actores diferentes. Os vencedores, só serão verdadeiramente vencedores se conseguirem a união e o contributo de todos, para atrair simpatizantes e fundamentalmente militantes. Os adversários do PS estão nos outros partidos, no PS estão os camaradas, aqueles que partilham a liberdade, a igualdade, a solidariedade, as preocupações sociais, ambientais, e igualdade de género - sem fundamentalismos.

A Federação do PS tem a obrigação maior de coordenar o partido nos vários órgãos, municiar os Deputados com as preocupações da interioridade, deslocar a centralidade da conexão com a Europa para Bragança, servir o Distrito levantando as oportunidades pois, o diagnóstico das necessidades está feito até à exaustão, falta agora a terapia.

Na generalidade os problemas maiores de uma sociedade e o enviesamento deles assenta na comunicação, esta tanto pode destruir como construir, então, é obrigatório comunicar bem e este bem, não é sinónimo de muito. O interior tem um défice de órgãos de comunicação mas, em contrapartida, temos redes sociais para toda a estratificação da sociedade, é impreterível marcar presença.

Para o desenvolvimento sustentado do Distrito temos de ter causas. Desde logo, a linha férrea tem de estar na discussão pública, assim como, um aeroporto de passageiros e de carga e, ainda, algumas redes viárias. Se a agricultura não aporta emprego, temos de manter os que tem, para tal, é necessário valorizar os produtos seja através de uma marca chapéu (NORDESTE?) seja pela transformação (reactivar o CACHÃO?) para acrescentar valor. Se o vinho está bem trabalhado todos os outros produtos não estão. O turismo está provado que é o que dá retorno quase imediato, então é necessário promover os quatro eixos do turismo: paisagístico, religioso, gastronómico e arquitectónico. Temos as melhores circunstâncias para as energias alternativas seja eólica ou solar apenas falta atrair o investimento, quanta riqueza e emprego pode ser criada? A Água é o bem mais valorizado nas últimas décadas, temos nascentes para abastecer todo o País, é necessário a sua retenção: ”a água doce que vai parar ao mar é água perdida”, não podia estar mais de acordo. Este armazenamento pode e deve ter a componente de consumo, regante, lúdica e ainda combate aos incêndios - o flagelo contemporâneo.

A rentabilização das óptimas instalações de Bragança, passa pela obrigatoriedade da sua dinamização no convívio político e social em harmonia com a JS, Concelhia e Federação.

A influência do Presidente de uma Federação advém da qualidade e oportunidade das intervenções e participação nos vários domínios. É importante o contributo na revisão da Constituição e dos Estatutos do PS, onde a sociedade se reveja e concebam melhores condições de governança.

Quando os arautos da propagação das dificuldades de anuência dos transmontanos à ideologia do PS, lembro que só um concelho não teve na governação autarca o PS - Carrazeda de Ansiães, O PS já contou dez Câmaras em simultâneo das doze, já ganhou por duas vezes as legislativas, nas últimas até teve o dobro dos deputados e em 2005 igualou o número de deputados do PSD, com maior número de votos. Já ganhou umas Europeias, e nestas, em 2024, é imperioso conseguir um lugar na lista elegível.

Então será que é assim tão difícil difundir as virtudes das governações do PS? Não foi com os governos de António Guterres e José Sócrates que houve os maiores (únicos?) investimentos no Distrito?

Se, houver boa comunicação, trabalho e o acreditar, o PS sairá vencedor e os transmontanos ficam a ganhar, porque esta será sempre o norte dos socialistas Bragançanos.

Baptista Jerónimo, 18/11/22


Partilhar:

+ Crónicas