Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

Ana da Conceição Bernardo - Prémio Literário do Conto de Nuno Nozelos

ANA DA CONCEIÇÃO BERNARDO laureada com o Prémio Literário do Conto de Nuno Nozelos, em 25 de Maio de 2021, com A TOALHA.
 

Torre de Dona Chama - Terra Mater -, deu à luz, Ana da Conceição Bernardo, em frio dia 4 de Dezembro de 1965, para encanto da família e de todos quantos mantêm o fio invisível ligado, unindo almas além da matéria. 

Terra de Poetas, como afirmo sem daí lhe impor algum exagero, Torre de Dona Chama tem sido fonte, fresca, de inspiração a todos quantos, no leve deslizar da pena, nos têm maravilhado com textos de elevado valor literário.

Seja porque a seiva bebida nas fontes ainda ferva nas veias; ou o amor à Torre, raiz catalisadora, mais forte do que por outra localidade; ou, à flor da pele, os milénios de História, sulcos impregnados que a todos moldam e deslumbram; ou, saindo do berço para novos mundos conhecer, se conclua que há, aqui, um singular encantamento; ou, parecendo-me mais assertivo, seja a fusão de todo o sentir, a forma arrebatadora e propulsora com que o Poeta, flamense, descreve a sua amada Torre de Dona Chama, as gentes e as vivências.

Também, Ana da Conceição Bernardo, espelha o vibrante sentir telúrico na sua escrita. E fá-lo de forma singular e sublime.

Adotou dois pseudónimos - Ana Bárbara de Santo António e musa -, com que habitualmente assina os seus trabalhos. Vive, atualmente, no concelho de Vila Nova de Gaia, perto do mar, a sua maior inspiração. Trabalha no concelho da Maia, em serviços administrativos de uma empresa ligada ao ramo dos combustíveis e lubrificantes. Dedica-se à escrita por paixão e fado.

Submeteu a concurso o conto A TOALHA, de cariz realístico, transportando-nos para a pacata Torre de Dona Chama. Entrelaça várias gerações familiares; fala-nos de um grande amor vivido pela personagem D. Chama; e, apesar das vicissitudes da vida, o amor vence sempre – eis a mensagem final.

A data, de atribuição do prémio literário, está carregada de simbologia. Foi escolhido o dia do município de Mirandela, 25 de Maio, data em que foi recebida a primeira carta de foral, emitida por El-Rei D. Afonso III, há 771 anos. A leitura que retiro do gesto, é o autêntico reconhecimento pela vida e obra do Grande Autor de poesia, contos e crónicas, na pessoa de Nuno Nozelos, nascido em Fradizela (15 de Novembro de 1931), pequena aldeia e freguesia do município de Mirandela, tendo falecido na terra de adoção, a sua muito amada Torre de Dona Chama (18 de julho de 2017).

Na sessão solene, que decorreu no Salão Nobre dos Passos do Concelho – Palácio dos Távoras -, estiveram presentes os mais altos representantes da edilidade, D. Celeste Alves Dias (viúva do escritor Nuno Nozelos), o Júri, familiares e amigos que muito honraram, com a sua presença, este evento.  

 

  Da vencedora deste prémio literário, impõem-se destacar as seguintes obras literárias:  

2006 "Penas da alma para a mão", poesia, Papiro Editora

2008 "Teu Cancro Meu", testemunho, Papiro Editora

2008 "Russa a burrinha tecedeira", livro infanto-juvenil, Papiro Editora

2012 "À Flor da Pele dos Sentidos da Alma", poesia, Pastelaria Studios Editora

2019 "Mariana o menino rochedo e a gaivota mágica", livro infanto-juvenil, Editorial Novembro

2021 "O Facanito" livro infanto-juvenil (a publicar brevemente), Editorial Novembro  

 

  Prémios literários:  

2006/07 Prémio Papiro Editora, com o livro de poesia "Penas da alma para a mão" 

2012 I Prémio Literário Sapere Editora (Brasil), prémio de autora

 

Participou em várias antologias e coletâneas de prosa e poesia e em programas de Radio.

Publica em dois blogues, e nas redes sociais:

http://anabsantoantonio.blogspot.com

http://musarenascentista.blogspot.com

 

Texto e recolhas:

Teresa do Amparo Ferreira, 26-05-2021

 

Fotografias colhidas na página oficial de Facebook do Município de Mirandela.

 

Foto 1: Orlando Pires, Ana da Conceição Bernardo e Júlia Rodrigues

Foto 2: Odete Costa Ferreira, Ana da Conceição Bernardo e Celeste Alves Dias

Foto 3: Ana da Conceição Bernardo

 

 


Partilhar:

+ Crónicas