Natal em Pequim

Estou de volta a Pequim, para consoar!… Chego a casa e preparo-me…

É noite em Pequim, e meto-me no carro e direção ao Nuo Hotel. À minha espera está o Tiago e a Joana, pessoa que considero uma irmã mais velha.

Estou dentro do carro e como todos os anos, mando mensagens aos amigos… desta vez, a plataforma usada não é o Facebook mas o Weixin… Procuro entre as luzes da noite de Pequim uma réstia de espírito de Natal…

Não encontro nada… Apesar de por meio de algumas ruas ou de alguns centro comerciais se encontrar a presença de uma ou outra árvore de Natal, de algum Pai Natal ou de algumas luzes que não consigo entender se são pelo Natal ou simplesmente para iluminar a cidade…

Vou falando ao telefone com amigos, tanto aqui como pelo resto do mundo…. Por algum motivos, enviarem-me gif’s, imagens ou marcarem-me em publicações no Facebook deixou de fazer sentido.. Afinal, os amigos não devem deixar que uma quadra destas acabe com felicitações deste tipo, do mais impessoal possível….

Assim que chego ao Hotel, espanto-me com o brilho, ao qual pouco a pouco nos vamos habituando aqui em Pequim. Árvores de Natal que pareciam banhadas em ouro, Soldadinhos de chumbo em grande escala e também um Pai Natal gigante…

Juntamo-nos para jantar, e jantamos comida cantonesa… Na nossa mesa não tínhamos bacalhau, peru ou polvo…. No final da refeição faltava algo… O doce…

Da mesma forma como faltava o bacalhau,  o peru ou o polvo, faltou de igual forma as rabanadas, os sonhos ou todos aqueles chocolates natalícios que nos obrigavam a ir ao ginásio dias depois das festas…

Acabamos no bar do Hotel a beber um “Cosmopolitan” e umas “Margaritas”… Brindamos à família que aqui encontramos que não nos deixam sozinhos nestas quadras… Trocamos presentes e por aqui o Natal está feito….

Meto-me novamente no carro em direção a casa… Pelo meio vou respondendo a mensagens que deixei pendentes durante o Jantar…. Onde está o Natal, pergunto?

Chego a casa, visto o pijama e ligo a TV…

Em minha casa, não há árvore de Natal.. Nem grande nem Pequena… Apenas o canto onde se encontravam as prendas, está agora vazio…Vou vendo uma “Chinese drama”, e acabo ao telefone com um amigo que se encontra também na China, embora não em Pequim…

O Natal dele, também terminou… jantou e regressou a casa…

Eu vou bebendo um copo de vinho tinto para acompanhar a “Chinese drama” na Tv…

Acabo por adormecer….

Amanhã, dia 25, também pedi o dia no trabalho… E assim ficamos, a maior parte de nós… em casa, a descansar…

Feliz Natal a todos e Boas Festas!!…

Ana Carmo, Pequim


Partilhar:

+ Crónicas