A China é segura?

O serviço DIDI ( Serviço de carros/taxis/Uber) esteve inactivo durante uns dias, uma semana mais propriamente entre as 23 horas até às 5 da manhã.

Porquê?

Recentemente, ao que parece uma rapariga, hospedeira de bordo, foi violada e assassinada por um taxista. Esta situação aconteceu aqui em Pequim, e foi o segundo acontecimento no mesmo ano.  Isto fez com que o serviço Didi fosse todo reformulado…

Didi, entre muitos serviços de transporte que tem, conta ou contava com os três principais tipos:

  • O táxi normal;
  • Selected driver;
  • Diamond driver.

Tanto o Selected driver como o Diamond driver (carros de luxo ou de gama alta) tem comportamentos que claramente o taxista regular não tem. O sistema Didi e as suas avaliações fez com que os Taxistas correntes tivessem de começar a ter outra apresentação, atitude e limpeza no que toca ao carro, o que fez com que elevasse o nível dos taxistas na China. Mas a verdade é que Selected driver, Diamond driver, equivalentes ao Uber, ou uma espécie de Uber aqui na China, tem outra educação, apresentação, já para não falar nos carros, onde há sempre água para os passageiros, papel, até flores, almofadados, bancos aquecidos, música clássica e os condutores bem vestidos , alguns de fato e luvas…

Todos os que podemos encontrar na app Didi, são condutores licenciados. Claro que não conhecendo, e não usando a aplicação, e acontece algumas vezes a turistas, entrar-se num Black Taxi… e estes são falsos taxistas que estão mais do que prontos para nos pedir um valor astronómico no final do percurso. Mas estes indivíduos só nos querem o dinheiro e não matar…. ou só por muito azar.

Um conselho, se visitarem Pequim, procurem sempre os Táxis em zonas mesmo de taxistas e certifiquem-se que no vidro da frente o carro tem uma luz vermelha. Se não tiver luz, o mais certo é que se entrarem naquele carro serão enganados. O mesmo em toda a China, se alguém vier ter convosco e vos perguntar “Taxi?” não aceitam, são Heise (Black Taxis).

Hoje o sistema Didi anulou completamente os taxistas regulares, mantendo só a qualidade do serviço com o Selected driver e o Diamond Driver… E a partir do momento que se entra no táxi, toda a conversa é gravada e, supostamente, apagadas após um período de tempo (mas estamos na China, o mais certo é que não sejam apagadas de todo) e qualquer observação ou classificação negativa, o condutor fica logo impedido de conduzir até ser avaliado.

Porque vos conto isto? Para realmente vos dizer que a China é um país seguro…

Muito seguro!

Soa estranho? Estamos a falar de dois incidentes no espaço de um ano, e se vierem à China, não tenham medo de entrar em Táxis! Eu, assim que cheguei de Qingdao, no aeroporto, o sistema ainda estava desactivado durante a noite, mas apanhei um táxi regular e certificado e cheguei a casa sem qualquer incidente…

Num país como este, deste tamanho e com tanto milhão de habitantes em cada cidade, é claro, que a possibilidade de haver um maluco ou um Psico é elevada. Mas isso, há em todos os países e em todo o mundo.

Mas se há país que podemos considerar seguro é a China, onde eles realmente são tão aluados que nem devem conseguir organizar um crime em condições, raras as tais excepções. As penalizações também são realmente pesadas e aqui diz-se que “Na China todos têm uma bala”.  O que significa isto? Existe pena de morte na China, e é aplicada a aproximadamente a 40 crimes, os culpados são levados para a praça de execução e apenas sabem um dia antes, onde lhes é permitido comer e fumar o que quiserem.

A família paga o preço da bala, mas óbvio, que este valor é inflamado. E é daí que surge a expressão que cada um tem uma bala, pois se houver um crime, a família acarreta o custo da bala da execução, embora a injecção letal seja cada vez mais usada.

Em todo o país e por todas as ruas há câmaras, podemos ver policias, SWAT, guardas ou até mesmo Soldados em qualquer lado, embora,por norma os policias estão agarrados aos seus telemóveis a jogar… só por aí conseguem perceber a passividade deste povo.

Eu viajo sozinha e ando à noite também sozinha sem qualquer tipo de receio ou suspeita.

Aqui em Pequim, a compra de uma simples faca de cozinha está proibida e se a quisermos adquirir temos que ir a locais próprios e apresentar documentação… Claro que podemos sempre comprar online. Isto tudo, porque há coisa de 4 anos um individuo entrou no metro e esfaqueou algumas pessoas…

Infelizmente incidentes destes acontecem e acontecem em qualquer país, mas no geral este país será dos mais seguros do mundo e embora países como Áustria e Portugal, estejam no Top 5 de países mais seguros, a verdade é que aqui sinto-me mais seguro do que alguma vez me senti quando viajei até à Áustria ou até mesmo caminhar à noite nas ruas e recantos de Portugal.

Eu, por aqui, vou continuar a dar as minhas caminhadas à noite e viajar sozinha… E neste momento estou a organizar a minha próxima viagem! Extremamente entusiasmada!

Ana Carmo,

Pequim


Partilhar:

+ Crónicas