Comem ou não cães e gatos?

Vamos diretamente à primeira pergunta que todos fazem desde que aqui estou na China: “Já comeste cão?"

Digo-vos sinceramente, que após ouvir esta pergunta umas cinco vezes, comecei a achar realmente ofensiva a pergunta e deixar de aceitar tão na desportiva.

Em resposta à vossa dúvida: é verdade que eles comem cães e gatos?

Sim, verdade… Mas é algo mesmo muito, muito incomum e raro… De facto, a venda de carne de cão está proibida.

A China é um país muito grande, com uma grande população… No meio deles, nas províncias mais pobres, com pouco desenvolvimento e com pessoas com pouca cultura e com poucas posses, e também devido à grande quantidade de etnias existentes, pode acontecer que haja ainda gente que coma… Mas, de facto, não é cultura chinesa comer cães e gatos!

A realidade está bem longe disso, tirando as raras e específicas exceções… A verdade é que vemos uma sociedade totalmente obcecada por cães e gatos…

Estão todos bem tratados, limpos, gordos e educados… Os cães por norma andam de trela ou açaime, especialmente os de grande porte… Coisa que, em Portugal nem sempre acontece. Saliente, que muitas vezes, quando eu ia passear o meu cão me deparava com outros cães, de pequeno ou grande porte virem lançados a mim… na dúvida de saber, se realmente vêm na minha direção ou na direção do meu cão. Eu consigo prever a reação do meu cão, mas não prevejo a dos outros animais, quando principalmente o dono está a metros de distância.

Outro aspeto relativamente a estes animais de estimação, que nós ocidentais, por falta de conhecimento, ou só porque é fácil falar do que não se sabe, pensamos que comem cães e gato como se nada fosse, os chineses, são loucos, mas loucos por estes animais… As capas de telemóvel têm fotos de cães e gatos, os sobretudos e roupa tem fotos de cães e gatos, os encostos de cabeça de alguns carros, tem focinhos de cães e gatos, em restaurantes temos almofadas e cadeiras com cães e gatos…

Adoram-nos e quase que os idolatram…

Apanham os dejetos do animal do chão… Nem todos o fazem, mas há quem o faça…

Ainda mais engraçado é ver como os tratam…. Chegam a gastar mais dinheiro com os seus animais do que em si próprios. A moda canina está presente e existe para todos os gostos e feitios.

A verdade é que no meio do que em raros sítios pode ser costume, não se come carne de cão e de gato em toda a China, nem é cultural deles…

Mas, nem tudo é perfeito. Aqui o animal não tem qualquer lei que os proteja, ainda são tidos como coisas aos olhos da lei. Ninguém proibira ou condenará um individuo se estiver a espancar o seu animal na rua. Embora seja um tema polémico, que pode vir a agradar ou a desagradar a muitos… A verdade é que perdemos tempo demais a tentar falar do que conhecemos, quando na realidade esta situação se alterou muito recentemente em Portugal …

Mas, porquê apontar tanto o dedo aos outros países, quando ainda há quem vá à caça por diversão? Não por fome ou necessidade, mas por vício e prazer… Já um festival de carne de cão numa província qualquer da China e na Coreia do Sul já é uma atrocidade!

Não é de todo um assunto cuja opinião seja unânime e cada um acabará por ficar com a sua, mas ainda dos recentes acontecimentos da possibilidade da entrada dos animais de estimação em restaurantes, onde comentam: “Aquele leva o cão, eu vou levar o meu cavalo para um restaurante para ver se gostam”, deixem-me já dizer-vos que num país onde ainda pouquíssima gente, a mais precária e pobre, possa comer carne de cão, num país onde os animais não estão protegidos por qualquer lei, é possível entrar com o animal de estimação em muitos locais, sejam supermercados, cafés ou restaurantes. Na verdade, em resposta a quem tenta arranjar o animal de estimação mais bizarro como teimosia para mostrar que essa ideia é ridícula, um vizinho meu tem como seu animal de estimação nada mais, nem nada menos que um guaxinim!... Conseguem imaginar sentados num restaurante e ao vosso lado um guaxinim ao vosso lado?

Há ainda imensos cafés cuja temática é o animal, seja cão, ou seja, gato, para a companhia dos que lá vão tomar o seu café e ler o seu livro…

Em resposta à vossa curiosa pergunta: Não, não comi cão nem gato e não, nos restaurantes não me servem carne de cão nem de gato, e sim posso entrar em muito local com o meu animal de estimação…

E muitos apenas pensarão: "Ah, é China!..."


Partilhar:

+ Crónicas