Dicas para quem vem para a China

Recentemente, temos gente nova a chegar ao país e à cidade de Pequim, e dou por mim a tentar enumerar uma serie de coisas que podem ser essenciais para quem se muda para cá ou vem de visita até à China...

Vou, então, tentar enumerar algumas dicas para quem está a pensar mudar-se ou vir até cá.

Relembro que as dicas que vou sugerir tem como base a minha própria experiência e o que funcionou e funciona comigo, no entanto isto pode variar de pessoa para pessoa, e até pode acabar por não funcionar com todos.

Ficam aqui algumas dicas:

  • Instalem um bom tradutor. Eu tenho instalado dois, caso algum se lembre de funcionar mais lentamente no momento. Uso o Google Tradutor e o Microsoft Translator e têm a opção de se poder instalar os pacotes offline de várias línguas, o que vos permite que possam usar sem terem de estar ligados à internet, apesar de que por norma, qualquer sitio tem Wi-fi... Considero que as duas aplicações juntas se completam, mas nem sempre as traduções são fidedignas, mas é melhor que nada e parar irem a algum sitio, seja restaurante ou pedir informações é mais do que suficiente. O melhor mesmo é esforçarem-se para aprender a língua e isso pode levar ainda uns 3 a 4 anos, até se conseguir dominar o básico.
  • Google, Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo WhatsApp não funcionam... Para entrarem em contacto com familiares ou amigos, Skype e WeChat são a melhor alternativa. Eu falo por mim, deixei de ter paciência para ligar VPN e ir até ao Facebook, até porque muitas das vezes, parece o muro das lamentações! Ou uma onde de azar pairou sob o Facebook ou sempre que lá vou, todos têm problemas expostos ou parece uma funerária com anúncios de óbito e com cartas de despedida e  de "Descanse em paz". O engraçado é que aqui comentamos que não existe privacidade na China, no entanto nós expomo-nos e expomos coisas referente a outras pessoas, famílias ou negócios no Facebook como se tratasse de algo normal. Por isso, acabei por perder paciência, e apenas uso Instagram que me permite a partilha muito mais rápida, directa e discreta.. Adiante, acabei por aderir a alguns redes sociais chinesas, como WeiSee, Weibo e XiaoHongShu.
  • Venham preparados e já com VPN no telemóvel e computador. Já aconteceu, e conheci, quem veio para Pequim sem VPN e isso acabou por tornar as coisas mais complicadas para eles, pois não conseguiam aceder a quase nada e com a falta de conhecimento na língua chinesa e nos caracteres tudo complicou. Existem vários VPNs no mercado. Eu pessoalmente uso Express VPN no PC e telemóvel (Pago), Snap VPN no telemóvel (Free) e Winscribe no PC (Free). O conselho que vos dou é que se vocês vêm para cá em trabalho, muita informação vai estar ligada ao vosso telemóvel, o telemóvel vai ser o vosso principal utensílio e para tudo, por isso protejam-se com uma boa VPN e de preferência paga, pois assim podem assegurar que há segurança na protecção dos vossos dado e contas.
  • POWER BANK sempre com vocês! Apesar de muitos estabelecimentos terem power banks, seja para iPhone ou Android, pode acontecer que fiquem sem bateria no telemóvel e não haja power banks disponíveis. De facto, aqui damos um uso extremo ao telemóvel, é realmente um mini PC. Desde direcções de metro, bus, chamar um táxi, alugar uma bicicleta, aceder ao banco, aceder a coisas do trabalho, ler ou ver filmes ou series enquanto estamos no metro, efectuar pagamentos. Tudo isto faz com que a bateria do nosso telemóvel rapidamente se esgote, e se lhe damos assim tanto uso ao telemóvel, que até deixamos dinheiro, cartões e documentos em casa, o melhor mesmo é prevenir e ter sempre uma power bank para podermos carregar o telemóvel sempre que quisermos.
  • Instalem o Baidu Maps. Como já referi antes, o Google não funciona, por isso nao confiem no Google Maps. Pensem um pouco, se a Google não é permitida na China, porque iria a Google ter os mapas atualizados? A melhor opção é mesmo optar pelas soluções chinesas. Aquela conversa de 入乡随俗 (Rù xiāng suí sú - "Em Roma sê romano"). Nem sempre é fácil por causa da língua ou dos caracteres, mas pelo menos não se irão perder porque as ruas estão deslocadas centenas de metros como acontece no Google Maps. Além do mais, existem várias versões do Baidu Maps, algumas totalmente em chinês, outras possibilitam a escrita em pinyin e outras podem usar o inglês.
  • Usem aplicações como o "Metro China Subway" e "Didi". Vêm em inglês, chinês, hanzi e pinyin, e vão tornar  vossa vida mais fácil ou pelo menos as vossas deslocações. "Metro China Subway" tem uma série de cidades chinesas que podem escolher, podem ver o mapa do metro por completo ou então, simplesmente escolher a primeira e a ultima estação, que a aplicação automaticamente gera uma serie de opções, desde a mais rápida, ou a que tem menos transferes. A aplicação "Didi" é aplicação dos táxis, Uber e afins. Vocês podem escolher o tipo de condutor, se o carro é partilhado ou não e por aí fora. O melhor é que usa GPS e é relativamente fácil de saberem a vossa localização. O mais certo é o taxista telefonar-vos sempre, rejeitem e mandei mensagem usando tradutor.
  • Android ou IOS... e de preferência com espaço. Esqueçam telemóveis Windows. Vocês aqui vão precisar do telemóvel para tudo e principalmente do Wechat e este, deixou de estar disponível para telemóveis Windows. Portanto, se pretendem mudar-se para cá telemóveis Windows não serão de grande ajuda... Arranjem um bom telemóvel de preferência sistema operativo Android ou IOS e com memória. Aqui os telemóveis facilmente ficam sem memória, seja por actualizações, algumas desnecessárias, uma vez mais como a Google, ou seja por excesso de aplicações com que nos deparamos assim que chegamos à China. Não pensem em comprar aqui, na China, com o pensamento de ser mais barato. Os preços dos telemóveis andam à volta do mesmo, podem é ter oferta um pouco mais barata de marcas chinesas.
  • Tragam uma mini farmácia com vocês. Pode durar algum tempo até que vocês encontrem os mesmos medicamentos ou os mesmos compostos ou semelhantes aqui. Tanto quanto sei, também por norma, aqui os medicamentos não são tão eficazes ou tão ativos e fortes quanto aqueles a que estamos habituados. Venham preparados.
  • Alérgicos a algum alimento. Se vocês são alérgicos a algum alimento, seja amendoim, camarão ou algum tempero ou erva, o melhor mesmo é vocês tentarem aprender alguma frase que possam usar nos restaurantes e andem com algum cartão e/ou pulseira, em inglês e em chinês, que possam mostrar em restaurantes e hospitais, para que possam evitar alguns problemas  e desentendidos.
  • Tragam positivismo e paciência! Vão precisar!..

Para já deixo-vos com estas!.. Se entretanto me lembrar de algo mais não hesitarei em partilhar com vocês!

Espero ter sido útil!

Até à próxima!!

 

 

Ana Carmo, Pequim


Partilhar:

+ Crónicas