新年快乐 (Feliz Ano Novo Lunar)

Dia 4 de Fevereiro, véspera do novo ano Lunar.  Despedimo-nos do ano do cão para entrarmos no ano do porco.

O dia começa cedo, neste momento estou em  Yongping, na província de Yunnan, a passar o festival de Ano Novo com uma família chinesa amiga. A Primavera é constante nos dias. Tomo o pequeno-almoço e faço algumas compras de mercearia e continuo a explorar esta aldeia rural, como eles lhe chamam, maior que muitas cidades portuguesas.

Por volta das duas horas da tarde… Dizem-me: “Pequeno-almoço”… A primeira vez achei estranho mas participei da refeição tardia, no entanto, com o passar dos dias, a regularidade com que a nossa primeira refeição era por volta das duas ou três da tarde, tornou-se estranhamente normal.

Por entre a aldeia, ou aquilo a que eles chamam de aldeia ou campo,  visitamos casas de familiares onde Fruta e roupa são distribuídas. As crianças usam as roupas novas, o vermelho é constante nas roupas das mulheres. Eu própria me vesti a rigor para a ocasião…. Por mais estranho que parece, a regularidade com que os "Hongbaos" eram distribuídos não era assim tão constante. Estes "Hongbaos" são como os nossos envelopes de dinheiro, distribuídos por familiares em eventos, com a peculiaridade de serem vermelhos e eles realmente o assumirem como costume ou tradição, ás vezes até obrigatoriedade.

Vamos às compras… Entre tendas e barracas de rua, regateia-se o melhor preço para comprar fogo-de-artifício e “firecrackers” … Enchemos a mala do carro com isso, e logo de seguida comprar mais comida para preparar o hot-pot de ano novo…. Nos últimos dias não faço mais nada a não ser comer… Ao ponto que tenho a boca assada e queimada de tanto picante… Surpreendentemente o meu estômago ainda não se queixou… Sempre tive habilidade em me habituar a todo o tipo de alimento ou comida… A minha balança, é que continua sem se habituar…

Por volta das cinco/ seis horas da tarde, liga-se a televisão na CCTV, assistindo ao programa que mais outros milhares de chineses também assistem… Começamos a comer… Sem parar... Hot-pot, carne e legumes biológicos e uma espécie de pão, típico da região chamada Baba… (Assar este pão em aquecedores tornou-se um hábito diário, pela noite, quando nos juntávamos para falar no meio do courtyard da casa, e observar as estrelas que aqui brilham do que o habitual.

Cansados de comer, pegamos nos Firecrackers e como manda a tradição nestes dias e pela altura das refeições, pegávamos fogos aos artifícios eespantávamos os espíritos maus e permitindo que venha a boa sorte.

A diversão não pára… E durante horas não fazemos mais nada a não ser pegar fogo às bombas… Continuo sem perceber, a facilidade com que estas coisas aqui se compram… E ainda mais a facilidade com que permitem que as crianças de 5 a 7 anos que estão connosco usem sem qualquer tipo de receio... Não vamos muito longe, é cultural.. ás vezes, penso que esta inconsciência deles, lhes permitam viver mais...

Depois de já estarmos cansados, quem sabe joga Mahjong, a dinheiro… Não real…

E voltamos a comer… Novamente à volta do lume a preparar mais um barbecue… Carne e vegetais não falta...

São as dez da noite e o cansaço já se apoderou-se de todos nós em geral.... As crianças já dormem, o que nos permite assistir à série coreana “Kingdom” ... Todos nós tentamos não adormecer... Ainda falta a meia-noite, o momento alto.

A dez minutos da meia-noite o som dos foguetes e fogo de artifício que se houve desde que chegámos desde as mais horas mais tardias a horas bem madrugadoras, intensifica-se… Está na hora… Subimos ao rooftop e assistimos ao fogo-de-artifício….

Surpresa a minha, que nunca vi algo assim… De repente o maior momento de migração do mundo, onde milhares de chineses viajam e regressam às suas casas transformou-de no maior momento de fogo-de-artifício que alguma vez vi… Milhares de chineses, famílias, lançam os fogo-de-artifício que compraram… Yongping está rodeada de fogo-de-artifício…

Nunca vi nada assim..  Chega o momento de nós também queimarmos o nosso fogo-de-artifício … Estamos a uns 5-10 metros de distância do fogo-de-artificio que nos pertencia.... Uma caixa com mais de 20 fogos-de-artificio ardia e lançava um de cada vez.... E assim fizemos parte de toda a festa...

E assim estivemos durante uma hora ou mais … 

Amanhã continua-se com a comida, fogo-de-artifício e firecrackers…

Por hoje o dia, noite e o ano está feito….

Tentasse eu descrever o que se vive aqui em palavras, imagens ou vídeos…

Impossível…

 

 

Ana Carmo, Pequim


Partilhar:

+ Crónicas