Luis Ferreira

Luis Ferreira

A oração necessária

Num mundo em confusão plena, em desatino total, nada mais parece suficientemente sensato que lembrar Fátima e toda a sua influência a nível mundial.

No mês de Maria, que tantos peregrinos consegue arrastar até ao recinto sagrado, vindos quase de todo o Mundo, eleva-se sempre uma esperança enorme que clama pela sensatez dos homens e pela cura dos loucos.

A guerra da Ucrânia que um louco despoletou arvorando-se de toda a razão que identicamente a outros de igual triagem se arrogaram, veio desestabilizar não só a Europa como também países de outros continentes. Tamanha loucura só é comprável à de Napoleão ou de Hitler para não ir mais além no tempo que a poeira já desvanece.

Sobre Putin já muito se disse e continua a dizer. O que ele pretende só ele o sabe. Nós limitamo-nos a especular e nada é suficientemente bom como consequência. Mas de uma coisa nos apercebemos. Ele está a perder o tino, está perder o comando da Rússia ou pelo menos a temer perdê-lo e isso leva-o a tomar medidas extremas. Desconfiado, fez uma remodelação total nos serviços de espionagem que pensava serem-lhe fiéis e passou para um serviço mais político e perto da sua orientação. Anda desconfiado e muito. Parece haver no ar a desconfiança de um golpe de Estado.

Na verdade, Putin removeu a principal agência de serviços secretos russa, o Serviço de Segurança Federal da Federação Russa, do papel de principal agência de espionagem da invasão da Ucrânia, entregando a tarefa à Direção Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação Russa, um braço fortemente militarizado das forças armadas russas. No comando da GRU, e da missão de supervisionar a espionagem da resistência ucraniana à invasão, está Vladimir Alekseyev, general de 61 anos fortemente implicado em alguns dos mais cáusticos ataques russos ao Ocidente. O que podemos deduzir daqui é que quanto pior, melhor, na ideia de Putin. Destruição é o lema destes russos. Mas nem tudo lhe sai bem.

Agora a intenção da Finlândia se integrar na Nato, foi um golpe forte nas suas intenções dominadoras e na necessidade de ter um país sujeito à sua prepotência e que servisse de tampão entre a Rússia e o Ocidente, leia-se Nato. Mas as consequências podem ser demasiado gravosas para a Finlândia e não só.

As ameaças referentes ao nuclear não são despiciendas. Aliás, nada do que vem da cabeça de Putin, será para desprezar. Ele é capaz de tudo. Um animal encurralado, é capaz das mais inacreditáveis ações e ele está cada vez mais encurralado. Está a perder terrenos. Tudo lhe saiu mal nesta “operação especial” da Ucrânia. Mas a verdade é que as guerras de hoje não são como as de antigamente. As novas tecnologias permitem saber todas as movimentações dos exércitos contrários mesmo de noite. Os serviços secretos já não fazem lembrar os heróis de Agatha Christie. Movimentam-se de forma diversa e são muito mais rápidos a descobrir seja o que for, mesmo o que se tenta esconder dos olhos mais próximos. E é disso que Putin tem medo.

A par de tudo isto, parece que a doença o está a atacar cada vez mais. Segundo se diz, um cancro estará miná-lo e a fazer a grande diferença nas suas atuações. Também aqui o medo é extremo e bem pode tê-lo. Receoso de todas estas contingências, Putin parece querer deixar para o Mundo uma recordação terminal e que os poucos que sobreviverem se lembrem de que nunca mais o Mundo poderá agir de acordo com as ideias de um louco seja ele quem for. Mas afinal já isso foi dito há 70 anos atrás e de nada valeu. Valerá a pena voltar a tentar? Claro que não. Mas não mesmo. Que Maria e todos os peregrinos orem nesse sentido, de modo a retirar da mente deste perverso idiota, essas ideias horrorosas. Em Fátima todas as orações terão sido poucas para travar este louco.

Mas não se pense que só na Rússia há loucos e só lá acontecem coisas destas e que só na Ucrânia se morre todos os dias. Em Portugal também acontecem coisas loucas, elaboradas por autênticos loucos, tal como em outros países.

Em Algés um homem sequestrou turistas num hostel e feriu um agente da PSP, acabando por ser abatido. Porquê? Louco. Um trio encapuzado assaltou uma casa e depois de sequestrar o pai e o filho, roubou oito mil euros e desapareceram. Loucos. E tantos outros. A diferença é que uns têm impacto mundial e outros não passam de meros regionais, mas são todos loucos. As consequências é que são diferentes e imensamente maiores como é evidente. Enfim.

A treze de Maio na Cova da Iria, milhares de crentes juntaram-se em preces a Maria para que a paz no Mundo seja uma realidade. Pediram por si, pela família e pelo Mundo. Certamente tiveram uma oração especial a Maria onde os ucranianos, Putin e a Rússia foram protagonistas da prece. Que assim seja. Em Fátima, mais do que nunca, uma oração é absolutamente necessária e urgente, ontem, hoje e amanhã. Que Maria tenha compaixão de todos.


Partilhar:

+ Crónicas

E se acorda rebentar?

E agora?

Será que vale tudo?

O assassino da liberdade

Só promessas

O Mundo em Chamas

De lés a lés

A aliança do desespero

O que nos querem vender?

Pantanal Político

Os interesses da guerra

Á beira do caos