A Câmara de Vila Real recupera a tradição dos Bailes do Coreto com um projeto musical que, nos sábados de agosto, transforma o Jardim da Carreira num palco para concertos e danças para recordar os bailes de antigamente.
Os Bailes do Coreto são um novo projeto cultural do município de Vila Real que arranca no próximo sábado com a atuação de Espírito Nativo, no coreto do Jardim da Carreira, no centro da cidade, com o espaço em redor a ser transformado numa pista de dança.
O projeto arranca ao ritmo do tango e termina, a 29 de agosto, com a atuação da Banda de Música da Portela, uma das quatro filarmónicas do concelho de Vila Real.
“Quisemos recuperar uma tradição que já tem muitas décadas. Na verdade, nasceu da vontade de nós querermos revitalizar o coreto do Jardim da Carreira, deste emblemático jardim romântico de Vila Real”, afirmou hoje à agência Lusa a vereadora do pelouro da Cultura do município, Mara Minhava.
No início do século XX, o Jardim da Carreira era um palco de convívio e animação, onde a música ocupava um lugar central e as atuações das bandas atraíam muita gente. Os bailes eram antigamente também conhecidos como os bailes da Joaninha.
A iniciativa, que se repetirá em todos os sábados de agosto, está inserida na estratégia de dinamização cultural da cidade que está em curso e na vontade da autarquia de levar a “programação também para fora de portas”.
“Ora, tendo nós um coreto tão bonito no Jardim da Carreira e tendo sido ele palco de grandes festas, de muito convívio, de muita animação, e toda a gente se lembra, ou porque viveu esses momentos, ou porque ouviu falar, ou porque leu, deu-nos vontade de recuperar esse espírito alegre de animação, de convívio que se vivia no Jardim da Carreira e dar-lhe uma nova vida”, realçou.
Pelo que, acrescentou, “recuperar esta tradição acaba por ser também reconhecer o valor que os espaços públicos têm como lugares de cultura e de proximidade”.
Mara Minhava referiu que o Baile do Coreto quer dar “uma nova vida a essa tradição que está ainda na memória dos vila-realenses” e adiantou que, em cada sábado, haverá sempre música e danças diferentes.
A anteceder o baile realizar-se-ão oficinas sobre o estilo de dança de cada edição.
Primeiro é o tango, depois danças do mundo e ainda danças de roda ucranianas.
No próximo sábado, os Espírito Nativo trazem a Vila Real o tango argentino e temas tradicionais, com as respetivas danças.
O grupo incluí violino, guitarra, bandoneón (instrumento parecido com a concertina), uma cantora principal e os bailarinos, que vão orientar a oficina que antecede o baile, têm experiência regular em exibições internacionais e são monitores de dança em escolas de tango argentino.
A participação, segundo a vereadora, é gratuita e o evento está aberto para gente de todas as idades.
“Acho que está aqui um bom convite para quem quer ir ou sozinho ou acompanhado e divertir-se, deixar um bocadinho o telemóvel e divertir-se”, referiu, salientado que não se trata apenas de recuperar um baile, mas de devolver vida a um espaço emblemático de Vila Real e de celebrar uma herança cultural.
O município pretende que este seja um projeto a repetir nos próximos verões.
Lusa