A Câmara de Vila Real cancelou a festa de passagem de ano prevista para a praça do município, depois de anunciadas medidas de restrição pelo Governo como a proibição de aglomerados de mais de 10 pessoas na rua.

“Não nos resta mais nada a não ser cancelar aquilo que tínhamos programado para o fim do ano”, afirmou hoje o presidente da autarquia, Rui Santos.

Depois de ter cancelado a festa de passagem de ano em 2020, a Câmara de Vila Real tinha anunciado que iria voltar a promover o ‘réveillon’ este ano, na praça do município e ao ar livre, com direito a madeiro de Ano Novo, fogo de artifício e um espetáculo musical, com atuação de Quim Barreiros.

“Temos pena, lamentamos, mas de facto a saúde das pessoas está em primeiro lugar. Esperamos pela evolução da situação epidemiológica, em Vila Real, tanto quanto sabemos, ela não se tem agravado, mas as regras são de âmbito nacional e vale mais prevenir do que remediar”, salientou o presidente.

O Governo aprovou na terça-feira um conjunto de medidas para controlar a pandemia de covid-19, tendo em conta a ameaça da nova variante Ómicron, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

Entre as medidas anunciadas está a proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano, assim como o consumo de bebidas alcoólicas nestes espaços públicos.

Passa a ser obrigatório um teste negativo para o acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento local a partir das 00:00 de 25 de dezembro, assim como para eventos empresariais e ainda festas familiares, como casamentos ou batizados.

O encerramento de discotecas e bares com espaço de dança que o Governo definiu para o território continental na primeira semana de janeiro vai ser também antecipado, entrando em vigor a partir das 00:00 de sábado e prevendo apoios às empresas.

Quanto ao impacto das restrições na economia local, Rui Santos disse esperar que o plano de apoio aos setores mais afetados “seja uma realidade” e “implementado o mais depressa possível”.

“A autarquia fez um enorme esforço para ajudar a economia local, quer com a iluminação e outro tipo de atividades e animações de Natal, para atrair as pessoas para o centro da cidade. Julgo que, no fundamental, até ao dia 25 isto está uma realidade e esse objetivo foi concretizado”, referiu.

Rui Santos apontou a abertura de um centro de rastreio à covid-19 em modelo ‘walk thru’, onde o percurso pode ser feito a pé, e que foi colocado junto ao teatro e centro comercial de Vila Real para dar resposta à maior procura de testes nesta época natalícia

A iniciativa é da Unilabs em parceria com o município e neste centro cada cidadão poderá usufruir de quatro testes gratuitos por mês, comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Referiu também que a 03 de janeiro abre um novo centro de vacinação contra a covid-19 em Vila Real, nas residências mais antigas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na zona de Codessais.

O anterior centro de vacinação, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia – Regia Douro Park, era, segundo o autarca, “sobredimensionado para as necessidades atuais”.

Rui Santos disse que este novo centro será complementar ao processo que já decorre nos centros de saúde e lembrou que, nesta fase, os profissionais de saúde também se estão a deslocar às aldeias para ministrarem a dose de reforço e vacina contra a gripe à população mais idosa.

Na terça-feira havia cerca de 120 casos de infeção pelo novo coronavírus no concelho de Vila Real.



PARTILHAR:

Boticas e Montalegre preparam feiras do fumeiro e com aposta no ‘online’

Mudança do único ninho de cegonha para abate de árvore doente mobiliza Vila Real