A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresenta a 20 de maio, em Vila Real, o prémio Alumni que vai distinguir o percurso profissional ou cívico de antigos alunos, foi hoje anunciado.

“Trata-se de um prémio anual para reconhecer um/a antigo/a aluno/a da UTAD que se tenha distinguido pelo seu percurso profissional e/ou cívico, seja a nível nacional ou internacional”, afirmou hoje, citado em comunicado, o reitor da academia transmontana, Emídio Gomes.

A apresentação do prémio é "a novidade” anunciada para a quarta edição do encontro Alumni, marcada para 20 de maio, estando “já inscritos mais de 100” antigos estudantes para participar nesta iniciativa.

“Assim, quem for distinguido poderá ser uma inspiração para os nossos atuais alunos, para os seus pares e para a sociedade, contribuindo para consolidar a UTAD como uma instituição de referência”, realçou Emídio Gomes.

Promovida pela Associação Alumni UTAD, o encontro procura, segundo o comunicado, “estreitar os laços de colaboração e solidariedade entre os antigos alunos e a sua eterna academia”.

“Queremos, junto desta rede de contactos intergeracionais de Alumni, divulgar o que se está a desenvolver na UTAD, promover o intercâmbio de ideias sobre as tendências, os desafios e as necessidades do mercado de trabalho, sendo facilitadores da empregabilidade aos recém-formados pela UTAD”, acrescentou o presidente da Associação Alumni, Rúben Claro da Fonseca.

O encontro inclui um périplo pelo 'campus', que dará a conhecer aos antigos estudantes o “University Center”, um projeto que “fez renascer a histórica zona do Pedrinhas”, no centro do campus.

O programa prevê também uma passagem pela tradicional pastelaria Gomes e pelo largo do Pioledo, zona de diversão noturna da cidade, onde atuarão as tunas da UTAD, bem como um jantar comemorativo.

O encontro Alumni UTAD nasceu em 2011 e, segundo a universidade, “já envolveu mais de mil antigos estudantes, oriundos das mais diversas cidades, dentro e fora do país”.

Em abril, aquando da celebração do seu 37.º aniversário, a UTAD anunciou a criação de uma rede de embaixadores constituída por antigos alunos que trabalham fora do país.

A Rede de Embaixadores Alumni, que, quando foi lançada contava com 37 ex-alunos, espalhados por 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceânia, visa contribuir para a afirmação da UTAD “como um destino universitário cada vez mais global” e atrair mais alunos à academia localizada em Vila Real.



PARTILHAR:

Projeto “Vila Real Medieval” quer valorizar e dar a conhecer património

Desportivo de Chaves vence em Famalicão e sobe ao 7º lugar