Os estudantes de medicina veterinária da UVR decidiram comprar material necessário para a frequência do curso, no valor de 10 mil euros. O dinheiro agora investido resultou de iniciativas organizadas pelos alunos ao longo de todo o ano lectivo e foi aplicado em sondas nasogástricas, material cirúrgico diverso, afastadores e uma balança para animais de grande porte.

No entanto, não é a primeira vez que isso acontece. Já no ano passado estes alunos tinham sido \"obrigados\" a desembolsar 25 mil euros em material, uma vez que, segundo o representante dos estudantes no Conselho Pedagógico, Rui Oliveira, \"a universidade não tinha verbas\" para a sua aquisição.

O reitor da UVR, Armando Mascarenhas, considera que esta é \"uma atitude louvável\" por parte dos estudantes, pois estes \"investiram no curso o dinheiro destinado a festas e viagens\" e salienta que este acto \"demonstra um interesse e responsabilidades pouco comuns\". Contudo, Armando Mascarenhas reconhece que, em termos reais, \"não deveriam ser eles a acatar com estas despesas\" e garante que algum do material adquirido pelos alunos poderia ter sido comprado pela UVR, caso a universidade \"tivesse sido consultada\".

No entanto, mesmo com a compra dos referidos instrumentos, os alunos denunciam a existência no curso de várias \"falhas\". A \"maior\" tem a ver com as instalações onde este é leccionado. \"A remodelação do edifício já nos foi prometida há quatro anos\", garantiu Rui Oliveira, \"mas até agora não temos tido resposta\". Destas obras está dependente o reconhecimento do curso pela União Europeia, que \"exige\" melhores condições no bloco operatório para animais de grande porte e obriga ainda à redução da carga horária para 34 horas. No entanto, Armando Mascarenhas informou que as obras de remodelação do edifício já se encontram em pré-candidatura e que, por isso, essa \"necessidade\" poderá \"em breve\" ser satisfeita.

Os estudantes têm lutado também pela construção de um novo edifício de veterinária, mas lamentam \"não haver grande interesse por parte do Governo em investir neste curso\". O reitor da UVR acredita que este projecto poderá vir a ser concretizado, só que será necessário que o Governo desbloqueie verbas nesse sentido.



PARTILHAR:

Deputado António Cabral apela à manutenção do cônsul de New Bedford

Encontro de Escolas-Zona Sul