Com a finalidade de verificar como foram investidos os fundos comunitários em Trás-os-Montes e Alto Douro, deslocaram-se a Vila Real, em meados do mês corrente uma comitiva da República Checa encabeçada pelo Conselheiro do Comité para Integração na União Europeia do Parlamento da República Checa, Pavel Svoboda.

A comitiva reuniu-se com o Governador Civil de Vila Real, Elói Ribeiro, que deu a conhecer os investimentos efectuados nos Itinerários Principais, no rio Douro, bem como os investimentos ligados aos centros urbanos, escolas e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foi organizada ainda uma outra reunião com diversos actores sociais relevantes da região, associações empresariais, autarcas, reitor da universidade transmontana para troca de experiências, assim como estabelecimento de contactos para futuras parcerias.

O Conselheiro Pavel Svoboda reafirmou a vontade de aprender com Portugal, apontando os últimos quatro anos como decisivos para o nosso país, uma vez que sentiu grandes mudanças (pois tinha efectuado uma visita nessa altura), nomeadamente a nível de infra-estruturas, ordenamento e ainda no acréscimo da beleza das cidades.

A Republica Checa é um país mais pequeno que o nosso, com um PIB mais baixo em 10 pontos percentuais. Os seus principais produtos são a cerveja, as porcelanas, o cristal, automóveis, e o turismo. O turismo é bastante significativo para a economia do país, sendo Praga uma das cidades mais visita da Europa.



PARTILHAR:

2º Colóquio Anual da Lusofonia

Diocese de Fall River