O bispo-eleito da Diocese de Fal River, George W. Coleman aceitou o pedido de aposentação do padre José A. dos Santos, pastor da igreja de Nossa Senhora da Saúde, de Fall River.

Para substituir o padre Santos, o bispo Coleman nomeou o padre Michael Câmara, vigário paroquial da igreja de Nossa Senhora do Carmo, de New Bedford, para o cargo de administrador paroquial da igreja de Nossa Senhora da Saúde.
Um administrador paroquial é um padre nomeado para substituir um pastor. Uma vez que o bispo-eleito George Coleman ainda não foi instalado como bispo da Diocese, continuando a servir como administrador diocesano, a lei canónica não lhe confere poderes para nomear pastores.
O padre José Santos, 75 anos, é natural de Cucujães, Aveiro. Foi ordenado padre a 19 de Julho de 1953, em Pombeiro, Diocese do Porto, pelo então bispo D. António Ferreira Gomes, que ganhou notoriedade pela sua oposição ao regime de Salazar.

Leecionou como professor na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, seguindo depois para Moçambique, como missionário. Foi capelão do Colégio de S. Paulo, em Lisboa, e também capelão da Marinha Mercante.
Em 1970 veio para os Estados Unidos, servindo como vigário paroquial nas igrejas de S. Miguel, de Fall River, São João Baptista, de New Bedford e pastor da igreja da Imaculada Conceição.
Foi nomeado pastor da igreja de Nossa Senhora da Saúde, em 15 de Junho de 1994.
O padre José Santos celebrou recentemente as suas bodas de parta sacerdotais.



PARTILHAR:

Para ver os resultados das aplicações dos fundos comunitários

Padre José Santos passou à reforma