No ano passado registou-se o sucesso do 1º Colóquio Internacional da SLP Porto sobre a Lusofonia, um evento de dois dias organizado pela SLP (Sociedade da Língua Portuguesa), para debater questões ligadas à disseminação, expansão e revivalismo da língua Portuguesa no mundo. Este ano, vai ser organizado em Bragança, o 2º Colóquio Anual da Lusofonia nos dias 7 e 8 Novembro subordinado ao título "Lusofonia: diversidades culturais."

Objectivos:

1. Contribuir para a presença, difusão e consolidação da Língua Portuguesa no Mundo através do seu conhecimento, do seu estudo, duma actuação concertada para a sua defesa

2. O Colóquio visa a exploração e análise das questões de divulgação, expansão e revitalização da Língua Portuguesa no Mundo, à luz dos debates contemporâneos sobre a língua.

3. Trata-se de debater a problemática da língua portuguesa no mundo, não somente em termos das suas formulações históricas e teóricas mas e sobretudo, de analisá-las nas suas modalidades práticas com as necessárias correspondências em articulação com outras comunidades culturais, históricas e linguísticas lusófonas como agentes fundamentais de mudança.

4. A problemática da Lusofonia nas suas múltiplas vertentes, incidências e implicações pode e deve ser um instrumento de promoção e aproximação de povos e culturas

5. Pretende-se igualmente comparar percursos que possam ser úteis para a definição de futuros percursos para a língua portuguesa.

Temário/Áreas de abordagem para o 2º COLÓQUIO ANUAL DA LUSOFONIA SLP :

1
A LÍNGUA PORTUGUESA HOJE: SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS

2
DIFUSÃO E POLÍTICA DA LÍNGUA

2.1
EXISTE UMA POLÍTICA PARA A LÍNGUA PORTUGUESA?

2.2
O FUTURO DO PORTUGUÊS NA UE.

2.3
O PORTUGUÊS NO ESPAÇO LUSÓFONO

2.4
O PORTUGUÊS NAS COMUNIDADES LUSODESCENDENTES

3
ENSINO/APRENDIZAGEM

3.1
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA NÃO-MATERNA

Ficha de Inscrição: (carregue ao lado)

Prazos e Datas:

Inscrição e Envio de sinopses: até 15 Maio de 2003

Notificação de aceitação: 30 de Junho 2003

Registo final e confirmação de participação: 30 de Setembro 2003



PARTILHAR:

Comunicado do PS

Para ver os resultados das aplicações dos fundos comunitários