O Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, elege na segunda-feira o novo reitor entre os três candidatos ao cargo: Emídio Gomes, Cristiane Derani e Vasco Amorim.

Os candidatos apresentam na segunda-feira os respetivos planos de ação numa audição pública, que decorre na UTAD, seguindo-se depois o ato eleitoral.    

O reitor é eleito pelo Conselho Geral, presidido pelo antigo ministro Miguel Poiares Maduro, e composto, no total, por 25 membros internos e externos à academia transmontana. 

Cristiane Derani, que vive em Florianópolis, Santa Catarina, no Brasil, é a primeira mulher a candidatar-se à reitoria da universidade transmontana e tem formação em Direito Ambiental e Económico pela Universidade de São Paulo.

“Conheço a UTAD desde 2007 e tenho convicção de que essa universidade tem um potencial para expandir-se e conquistar alunos de diversas partes do mundo. Trás-os-Montes e Alto Douro concentra referências mundiais em património natural e cultural. Quero fazer da UTAD uma universidade tão conhecida e reverenciada quanto é a região em que está situada”, afirmou à agência Lusa.

A professora universitária desenvolveu um programa focado em cinco ‘I’: internacionalização, interdisciplinaridade, inovação, inclusão e reforma institucional.

“A internacionalização é indispensável para oferecer respostas compatíveis com as necessidades do mundo de hoje que se encontra completamente interdependente e vinculado. Vide o exemplo da pandemia da covid-19. Objetivo como reitora abrir caminhos e possibilidades, fortalecer a estima e a identidade da UTAD, organizá-la institucionalmente e, com essa sólida base interna, projetá-la internacionalmente”, frisou.

Vasco Amorim está na UTAD há 25 anos, é docente do Departamento de Engenharias, presidente da Comissão de Ética da universidade e é o líder da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Vila Real.

O candidato propôs o programa “Novas Ideias para a Universidade” e coloca como questão essencial a modernização da instituição, quer a “nível de novos processos de trabalho, quer a nível da gestão da informação, dos laboratórios e de toda uma forma de se relacionar internamente e para o exterior”.

Na sua opinião, “a UTAD é talvez dos melhores locais onde se podem ir buscar essas soluções porque tem pessoas dedicadas e concentradas na resolução de problemas de grande complexidade”.

Vasco Amorim preconiza uma “casa de qualidade, virada para 2030” e propõe laboratórios abertos na universidade, para proporcionar experiências para além das salas de aula, a criação de laboratórios de fabricação digital e prototipagem (FabLab) e a implementação de um sistema integrado de gestão, que permita saber instantaneamente a situação financeira da instituição.

“Temos que ter um sistema informático em que, a cada momento, se saiba a situação da universidade, quantos elementos falta pagar as propinas, qual é a nossa receita, a nossa gestão da tesouraria”, referiu.

Vasco Amorim defendeu ainda que é preciso “ensinar de maneira diferente porque as gerações são diferentes”. A cada geração que chega à academia, sustentou, verifica-se que "os jovens são diferentes, tecnologicamente mais aptos, muito rápidos”.

“Estando marcada a audição pública dos três candidatos para o próximo dia 29, entendo que, por motivos éticos e respeito por todos os membros do Conselho Geral não me devo pronunciar previamente através da comunicação social sobre essa mesma apresentação”, afirmou à Lusa Emídio Gomes, vice-reitor da UTAD para a Área de Investigação e Inovação e antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O Conselho Geral é um órgão de decisão estratégica e de fiscalização e cujas competências passam por organizar o procedimento de eleição e eleger o reitor, que irá substituir António Fontaínhas Fernandes, que termina o seu segundo mandato à frente da reitoria da academia transmontana.



PARTILHAR:

APA determina reposição de ponte afetada pela barragem do Alto Tâmega

Pilotagem “fora dos limites operacionais” desencadeou queda de avião em Bragança