O laboratório do centro de testagem para deteção da covid-19 da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou um milhar de análises, representando “mais um contributo” da academia para o combate à pandemia na região.

O reitor da UTAD, Fontainhas Fernandes, afirmou hoje que “o centro de testagem covid-19 é um bom exemplo do apoio que a universidade tem vindo a prestar à região, desde o início da declaração de pandemia”.

“Além de dar uma resposta à região abre novas oportunidades à universidade, já que se insere numa vasta rede de centros de ciência na área da covid-19”, acrescentou Raquel Chaves, uma das investigadoras da UTAD envolvidas na iniciativa.

Esta unidade foi instalada nos laboratórios de Genética da UTAD, em Vila Real, validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge, e trabalha em coordenação com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e os ACES do Douro I – Marão e Douro Norte e do Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

O diretor do ACES Douro Norte, Gabriel Martins, referiu que a colaboração entre as duas instituições começou no dia 03 de maio e que, nos primeiros seis dias, a UTAD “realizou 731 testes”, tendo todos eles dado “resultado negativo” para a covid-19.

“Só no primeiro dia de funcionamento realizou 100 testes, numa altura em que ainda estávamos a afinar procedimentos de comunicação e de envio de informação e de articulação entre entidades”, salientou o responsável.

Nesta parceria, a UTAD está incumbida de preparar as zaragatoas, o processo de recolha cabe aos profissionais do ACES e, depois, a universidade recebe as amostras, analisa-as e faz o envio dos resultados em articulação com a Autoridade de Saúde.

Os resultados são dados, segundo Gabriel Martins, em “24 a 48 horas”.

Na primeira fase do trabalho em conjunto, a prioridade dos testes foram os funcionários das Instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS), as famílias de acolhimento e utentes dependentes no domicílio que estavam sobre o cuidado do ACES. Depois foram testados os funcionários de creches que reabrem hoje.

O reitor, Fontainhas Fernandes, disse que o centro de testes é “uma das infraestruturas de apoio ao combate à covid-19 disponibilizadas pela UTAD”, que também cedeu um edifício situado fora do campus, onde foi instalado um centro de atendimento temporário, com capacidade para 150 pessoas, destinado a acomodar idosos de lares afetados pela pandemia.

Neste local foram ainda adequados espaços para dormitórios, sanitários, lazer e refeitório.

Este centro resultou de uma parceria com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, a Câmara de Vila Real e contou com o apoio do Regimento de Infantaria 13.

A academia transmontana também disponibilizou ao CHTMAD equipamentos e materiais com finalidades médicas, designadamente ventiladores e material de proteção existente em laboratórios de investigação para uso pelos profissionais da área da saúde.

Adicionalmente, a UTAD tem vindo a dinamizar uma campanha de mobilização de voluntários, nomeadamente dos estudantes finalistas da Escola Superior de Saúde, onde se ministram formações na área de enfermagem, para apoiar no combate à covid-19.

“A UTAD está atenta ao desenrolar desta pandemia e apoiará todas as medidas e iniciativas que as autoridades de saúde local e governamentais considerem necessárias para a proteção da região”, concluiu Fontainhas Fernandes.

Depois de 10 dias sem casos positivos, o concelho de Vila Real registou no sábado um caso positivo no rastreio efetuado pela câmara ao grupo de 163 professores e funcionários que hoje retomam o ensino presencial no concelho.

A pessoa em questão foi informada deste resultado e hoje já não regressa ao estabelecimento de ensino.



PARTILHAR:

Consumidores atribuem cinco estrelas às praias e à aldeia de Podence

Emigrantes vão poder regressar a Portugal no verão sem quarentena