A ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu esta segunda-feira à noite que todos os emigrantes que desejam ir a Portugal no verão, por via terrestre, podem fazê-lo sem ter de cumprir qualquer tipo de quarentena ao longo do trajeto.

A responsável falava ao país numa entrevista à TVI e aproveitou para explicar que apesar das restrições de viagens de turismo continuarem ativas entre Portugal e Espanha, “todos os cidadãos portugueses que residam no estrangeiro e que queiram voltar ao país de origem podem fazê-lo sem que tenham de ficar em quarentena”.

Com as empresas turísticas a dar o primeiro passo no regresso, Mariana Vieira da Silva garantiu também que os emigrantes vão poder regressar. “As possibilidades de os emigrantes regressarem por via terrestre existem, como sempre existiram.”

O atual fecho das fronteiras significa que “um português não pode ir passar um fim de semana a Madrid nem um espanhol a Lisboa”, mas não significa que um cidadão com nacionalidade portuguesa não possa pisar solo nacional durante o verão.

Durante a entrevista, a ministra admitiu que uma eventual subida do contágio em Portugal pode trazer o “risco de termos de recuar nalgumas medidas, o que não significa voltarmos todos para casa”.

Ainda que as regras de confinamento não possam “estender-se ad eternum”, certas regras, como o distanciamento social ou a forma de encarar uma ida a uma restaurante, podem vir a manter-se, “muito provavelmente até haver vacina”.

Foto:DR



PARTILHAR:

Centro de testagem da UTAD realizou um milhar de análises

Feiras reabrem a 28 de maio nas Terras de Trás-os-Montes