Henrique Ferreira

Henrique Ferreira

Que peixeiradas!

Dois factos tristes e vergonhosos se desenrolaram nas últimas semanas aos nossos olhos: 1) a mistura e posterior anulação de 157.205 votos de emigrantes na Europa,  votantes no Círculo da Europa para as eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022, em POrtugal;  e 2) o modo como os EUA estão a conduzir o possível conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Rui Rio atirou-se contra os membros das mesas de voto no escrutínio das votações dos emigrantes na Europa mas não deixa de ser hipócrita e co-autor da peixeirada. Por que diabo foram os partidos todos contra a Lei que diz que o boletim de voto enviado pelo correio tem de trazer apenso o CC do eleitor/votante? Por que diabo o autor da Lei (AR) pratica ele próprio um ato ilegal? Por que diabo Rui Rio, qual virgem ofendida, remete para os membros das mesas de voto as culpas da confusão? Que outra coisa poderiam eles fazer senão anular os votos depois de o PSD quebrar o acordo de aceitação de todos os votos? Que outra coisa poderia fazer a CNE? Por que é que o Legislador (os partidos na Assembleia da República) não alteraram a Lei a tempo?

Uma embrulhada! Segundo alguns, uma irresponsabilidade.Prefiro chamar-lhe peixeirada de mau sabor e de mau gosto, cujos peixes foram pescados num rio de águas turvas e turbulentas. Depois de ter destruído o PSD, o homem parece apostado em destruir tudo.

As consequências viram-se: atraso em dois meses na tomada de posse da AR e do Governo. E ninguém pode responsabilizar estes senhores porque são inimputáveis por pertencerem à Assembleia da República. Em nome da Lei, infringem a Lei. À boa maneira de Dom Manuel I, «vão as leis para onde querem os reis».

 

Agora, o segundo tópico. A Rússia pôs-se a jeito e os EUA querem arrastar a Ucrânia e a Rússia para um conflito de proporções graves para a Europa a troco da venda do gás de xisto dos EUA aos europeus. É simples e linear: há guerra, as condutas de gás rebentam e os EUA têm de socorrer a Europa para os europeus não morrerem ao frio.

Biden, nos negócios, não é melhor do que Trump ou do que Obama. Isto de jogar a dinheiro com irlandeses e seus descendentes é muito perigoso!

 


Partilhar:

+ Crónicas