Henrique Ferreira

Henrique Ferreira

O rosto da ética política venceu no PSD

Rui Rio ganhou, em toda a linha, no Conselho Nacional do PSD de 17-01-2019: 1) não infringiu os estatutos do PSD, ao contrário de António José Seguro, há quatro anos; 2) apresentou ele próprio uma moção de confiança antes de apresentarem contra ele uma moção de censura; 3) propôs ele próprio o voto secreto perante a divisão dos conselheiros entre o voto secreto e o de mão no ar; 4 e, finalmente, ganhou por 60% dos votos, reganhando legitimidade para liderar o PSD e pedir responsabilidades, respeito e solidariedade aos críticos.

Rui Rio é o novo rosto da ética política: falando sem trauliteirices, sem ataques pessoais, sem populismo e sem demagogia. Os militantes do PSD e do PS não gostam? Paciência! São estes quem está errado e precisam de mudar.

Luís Montenegro agitou o PSD a destempo. Pode ter sido útil para unir o Partido mas, seguramente, pareciam ser  mais objectivos pessoais e de grupo que o moviam. Com esta derrota, não sei se tem garantida a candidatura a Presidente do PSD, após as legislativas, ou se apenas abriu o caminho a Hugo Soares. Sobre os regressos de Passos Coelho ou de Maria Luís Albuquerque, são possíveis, mas, sinceramente, não acredito. O tempo não volta para trás nem traz tudo o que perdemos.

Se o PSD pode ganhar as eleições legislativas em Outubro de 2019? Claro que pode mas é muito difícil. O PS está consolidado e não fez tantos erros quanto isso. Exagerou na despesa e foi irresponsável ao menosprezar a equidade entre os funcionários da administração pública, ao não valorizar o discurso sobre os apoios à natalidade e ao banalizar a imigração sem regras e sem condições de integração. No entanto, só um vendaval ou uma pneumonia económica e financeira vão tirar ao PS a vitória, julgo eu. O Povo Português só vê com o estômago e o estômago não deixa ver a longo prazo.

Bragança, 18-01-2019


Partilhar:

+ Crónicas