Barroso da Fonte

Barroso da Fonte

Guimarães e Zamora preparam Geminação para 2028

A 4 anos de distância do 900º aniversário do nascimento de Portugal, a Associação vimaranense quer fortalecer laços históricos entre a Cidade Berço e Zamora, onde o rei fundador se armou cavaleiro,em 1125.

No dia 4 do corrente, a convite da Associação Grã Ordem Afonsina (GOA), Guimarães recebeu a visita de José Prada, secretário-geral da Fundação Rei Afonso Henriques, sediada em Zamora, com o objectivo de iniciar conversações para geminar as duas cidades ibéricas que foram palco dos primeiros acontecimentos que levaram ao nascimento de Portugal, ocorrido em 24 de Junho de 1128 na sequência da Batalha de S. Mamede.

Reunião no Município de Guimarães. Da esquerda para a direita: Albertina Amaral, José Prada, Adelina Paula Pinto, Florentino Cardoso,Márcio Fernandes e Rui Viana.

Neste encontro histórico, o representante de Zamora reuniu com a direção da Grã Ordem Afonsina e com Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara de Guimarães. No final do encontro, segundo a GOA, a autarca vimaranense manifestou vontade de que se concretize a geminação com a cidade espanhola, em cuja catedral Afonso Henriques se armou cavaleiro em 1125, com 14 anos de idade.

A Grã Ordem Afonsina, que esteve representada pelos membros da direção: Florentino Cardoso, Albertina Amaral, Márcio Fernandes e Rui Viana, pretende que a geminação resulte “no estabelecimento de relações duradouras, concretas e visíveis que abranjam as mais variadas instituições municipais e regionais, e que se traduzam em ações de relevante impacto social, cultural e económico”. E alerta que o futuro pacto de geminação não poderá esquecer que a figura de D. Afonso Henriques “constitui um elo muito importante na ligação entre as duas cidades, uma vez que foram palco de episódios notáveis por ele protagonizados no contexto da fundação de Portugal, os quais estão prestes a completar 900 anos e serão merecedores de imponentes comemorações nacionais”.

Neste primeiro encontro , que teve lugar na Câmara Municipal, ficou também acordada a realização em Zamora de uma cerimónia de comemoração do 899º aniversário da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro, a realizar nos próximos dias 18 e 19 de Maio, que terá a participação da Grã Ordem Afonsina e das associações vimaranenses que se pretenderem associar. Por seu lado, a Fundação Rei Afonso Henriques organizará a deslocação a Guimarães de cidadãos de Zamora e dos municípios limítrofes nos dias 22 e 23 de junho, por ocasião do 896º aniversário da Batalha de S. Mamede, “a primeira tarde portuguesa” que deu início ao nascimento da mais ocidental nação europeia.

A próxima ronda de conversações deste processo de geminação será realizada em Zamora, devendo contar com a participação da cidade de Coimbra, que também já tem em curso negociações para a geminação com Zamora.

Via Regis Alphonsi: na peugada dos caminhos percorridos pelo Rei Fundador


Escultura do jovem Rei Fundadorcolocada em Zamora pela Grã Ordem Afonsina

Para além da geminação entre as cidades ibéricas, foi definida uma estratégia de cooperação entre a Grã Ordem Afonsina e a Fundação Rei Afonso Henriques para fazer avançar o projeto da Via Regis Alphonsi, que será uma rota internacional de superfície que “descreverá os caminhos percorridos por Afonso Henriques na construção do primeiro país nascido da sua vontade de independência do reino de Leão”.

É de salientar que a Grã Ordem Afonsina, presidida por Florentino Cardoso, foi responsável pela colocação em Zamora de uma escultura de Afonso Henriques enquanto jovem, produzida pelo artista vimaranense Dinis Ribeiro e o arquiteto Abel Cardoso, patrocinada por empresários vimaranenses; e também a bênção, pelo Bispo de Zamora, de uma réplica da espada de Afonso Henriques confecionada por artesãos vimaranenses.

A Associação Grã Ordem Afonsina - Vida e Obra do Rei Fundador- foi criada em Guimarães, em 13 de Fevereiro de 2019, com o objectivo de promover a verdade histórica em torno do nascimento de Portugal e do seu criador.

Barroso da Fonte


Partilhar:

+ Crónicas