Numa bonita tarde de sol, que convidava a prática do Futebol, o Vila Real recebeu o Oliveirense, primeiro classificado na zona B da 3ª Divisão Nacional! O golo da equipa do Vila Real chegou cedo, logo ao minuto 1, livre de Peixoto, coloca a equipa da casa em vantagem. A equipa do Bila mostrou mais uma vez que a sua actual classificação não se adequa a capacidade demonstrada por esta equipa.

Ao minuto 20, primeira jogada de perigo dos forasteiros com Arturinho a rematar cruzado para boa defesa de Gamito, aos 37 é Paulinho que tenta a sua sorte mas novamente Gamito a fazer excelente defesa. O Bila só em acções esporádicas chegava a baliza de Rui, tendo uma primeira parte tranquila. Até ao Intervalo só de registar cartões amarelos, a André Lisboa e Nuno Cavaleiro respectivamente.

Na segunda parte, o oliveirense cria logo perigo, na primeira jogada, por o recém entrado Paulo fidalgo, que de cabeça tenta bater Gamito. A equipa do Bila novamente fustigado por lesões, troca Norberto lesionado entrando Zé Monteiro para o seu lugar. Ao minuto 67 o Técnico Luís Pimentel, troca Moura por Bouças, tentando usar as faixas dando mais largura ao jogo do Vila Real. A Equipa bem organizada dos Forasteiros, obrigava o Bila a jogar sob pressão e de forma muito recuada.

Ao minuto 70 Paulinho envia a bola a trave do Vila Real, que neste momento praticamente só defendia. Usando o contra ataque como táctica a equipa do Bila, por pouco poderia dar frutos, não fosse, castanha falhar o golo de forma escandalosa, que possivelmente poderia ter mudado o rumo do jogo. A partir daqui começamos a ver uma partida mais dura, e começou o show do Trio de Arbitragem, que hoje não viajou de Braga, mas sim do Porto. O Fiscal de linha do lado do peão, enganou-se sucessivamente nos lançamentos, irritando os jogadores que tentavam segurar o resultado como podiam.

Depois eram faltas, inventadas pelo senhor fiscal de Linha no lado direito do ataque do Oliveirense, que valeram um número exagerado de cartões aos jogadores do Vila Real, e criando perigo a sua baliza. Culminando ainda com a expulsão de Castanha, alegadamente por palavras.

Já no final dos 6 minutos de descontos, sim 6 minutos, e na marcação do canto do lado direito, o guarda-redes Rui do Oliveirense que tinha descido a Baliza do Vila Real para tentar a sua sorte, carrega em falta Gamito, aliás tanto Rui como os dois centrais do Oliveirense, empurram Gamito para dentro da Baliza não lhe dando qualquer hipótese de Defesa. Uma Falta clara que o arbitro Rui Oliveira, deixa passar incompreensivelmente, estando ele como o juiz de linha com plena visão do Terreno. Com o Golo validado por este trio os jogadores do Vila Real perderam a cabeça com tamanho “roubo”, tendo o Grande Capitão Zé Monteiro, de cabeça perdida, chegada a vias de facto com o árbitro da partida. As circunstâncias do jogo, e o trabalho da equipa da arbitragem, foram muito contestadas pelos jogadores.

Depois das agressões o árbitro teve bastantes dificuldades em sair do Monte da forca, sendo necessário o reforço policial. No rescaldo do jogo, Gamito confidenciou-nos que sofreu falta, no lance, e que no final do Jogo o Juiz da partida depois do Sururu com Zé Monteiro, e já em caminho dos balneários insultou quer os jogadores, quer os próprios técnicos, atitude por mim nunca vista em futebol.
Esperemos que esta situação se resolva da melhor forma, para bem do Vila Real que merece bem mais, quer dos árbitros, quer das equipas que têm visitado o Monte da forca.

José Carlos Leitão



SHARE:

Moços solteiros fazem a festa na Lombada

Zedes e a Casa da Moura