A maquilhagem está para as mulheres como o futebol está para os homens e no Dia Internacional da Mulher o Diário de Trás-os-Montes esteve à conversa com Lídia Alves, uma maquilhadora profissional com loja em Bragança.

 

Numa parceria entre a Opticalia e o Atelier Pó de Arroz, decorreu ontem, a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um workshop de maquilhagem no Bragança Shopping pensado, especialmente, para quem usa óculos.

“Eu fui convidada pela Opticalia para fazermos um workshop de maquilhagem no “nosso” dia para que todas as mulheres presentes pudessem perceber, essencialmente, que não usar maquilhagem com óculos não passa de um mito”, começou por explicar a profissional de maquilhagem e, também, a proprietária do espaço sedeado no Edifício Translande em Bragança.

Uma verdade quase absoluta que Lídia Alves tem vindo a constatar ao longo do tempo é que “são raras as pessoas com óculos a usarem maquilhagem”, no entanto, a profissional evidencia que “é bom utilizar maquilhagem com óculos, até porque evidencia mais o olhar”.

Sendo os óculos uma afirmação de estilo pessoal, o Diário perguntou então porque é que a grande maioria das mulheres não usa maquilhagem, ao que a técnica respondeu: “primeiro, porque dá muito trabalho, depois, há aquelas mulheres que pensam não fazer sentido pois não se irá ver nada, mas é precisamente o contrário”. “Acontece, também, que há pessoas que não tendo o conhecimento suficiente para o fazer, preferem não arriscar”, explicou, justificando ter sido essa a razão que levou à realização deste encontro no feminino.

Natural de Santulhão, mas em Bragança há seis anos, depois de ter estado a estudar no Porto outros seis, a, agora, empresária defende uma mudança de paradigma no que à maquilhagem com óculos diz respeito. “Daí este workshop que serviu não só para desmistificar ideias erradas, mas de certa forma enraizadas no pensamento das mulheres, como também para tirar dúvidas e ensinar algumas técnicas relacionadas com a aplicação da maquilhagem”, testemunhou a “defensora da maquilhagem por uma questão de saúde”, até porque, nos dias que correm, “a maquilhagem trata e protege o rosto” e essa foi uma das lições a retirar ontem, ao final da tarde, no Bragança Shopping.

Outra das ideias e, talvez, a mais importante, transmitida por Lídia Alves ao longo do workshop que ministrou é que a maquilhagem deve ser utilizada não para esconder as imperfeições, mas antes para realçar aquilo que mais gostamos em nós próprios. “O conceito de algumas pessoas é que elas maquilham-se para esconder aquilo que não gostam, mas a maquilhagem não deve servir tanto para isso, mas mais para evidenciar aquilo que nós temos de bonito”, sublinhou a profissional que, ultimamente, tem vindo a explorar o seu gosto pessoal pela maquilhagem artística.

“Hoje, aqui, acho que elucidei as pessoas a perceberem que, efetivamente, devem andar maquilhadas, mesmo com óculos”, concluiu o principal rosto do Atelier Pó de Arroz, para quem a maquilhagem e tudo aquilo que ela envolve, atualmente, é essencial.

Com uma duração prevista de 120 minutos, das 17 às 19 horas, o workshop demorou quase três, tendo a sua entrada sido gratuita. Nessa perspetiva, o Diário entrevistou, também, Ana Fernandes, uma das sócias-gerentes da Opticalia. “Para as mulheres, os óculos escondem demasiado o rosto, então acham que não precisam de maquilhagem, pois não funciona. Então, este workshop acabou por servir para mostrar às mulheres que é possível maquilharem-se com óculos e, ainda, ficarem mais bonitas”, revelou a responsável, confessando que esta primeira iniciativa do género “excedeu as expetativas”.

 

 



Galeria de Fotos

SHARE:

Tradição do linho quer ser atração turística em Ribeira de Pena

O Amor está no ar