A Câmara de Vila Real está a garantir cerca de 250 refeições escolares diárias às crianças mais carenciadas através de 22 pontos espalhados pelo concelho, numa operação conjunta com os agrupamentos escolares e as juntas de freguesia.

“É um trabalho conjunto, mas é um trabalho que temos que fazer para não deixar ninguém para trás”, afirmou hoje o presidente da autarquia, Rui Santos.

O autarca explicou que as refeições estão a ser disponibilizadas aos alunos, entre o pré-escolar e o secundário, que usufruem dos escalões A e B da ação social escolar e que solicitaram esta ajuda após o arranque do terceiro período, em que os estudantes ainda permanecem em casa devido ao encerramento das escolas por causa da pandemia de covid-19.

“Temos a perceção que, em algumas destas famílias, estas refeições são vitais para manter o nível nutricional destas crianças e para que elas possam continuar a aprender e a viver de forma saudável. É um esforço financeiro considerável e um esforço logístico tremendo”, salientou.

Em alguns casos, segundo Rui Santos, “esta é a melhor das refeições ao longo das 24 horas”.

Este é, reforçou, um “esforço diário” e uma forma de “minimizar as desigualdades”.

“Temos consciência que estamos num estado diferente, de emergência ou calamidade, a designação não é relevante. Vivemos dificuldades acrescidas e os mais fragilizados da nossa sociedade passam, obviamente, dificuldades ainda maiores. Temos que ter especial atenção para esse setor e, sobretudo, neste caso para as nossas crianças”, salientou.

Susana Gregório foi hoje à sede da União de Freguesias de Borbela e Lamas d’Olo buscar a refeição para os dois filhos de 7 e 15 anos, que agora estão em casa devido ao encerramento dos estabelecimentos escolares.

Esta mãe está desempregada e, por isso, afirmou que esta é uma “ajuda muito importante” nesta altura. “Tem sido complicado porque tenho um menino diabético e a ajuda que recebo é quase toda para a medicação dele”, referiu.

As juntas de freguesia juntaram-se à iniciativa e definiram 22 pontos, em todo o concelho, onde as refeições escolares são diariamente depositadas e depois os alunos ou os seus pais as vão recolher.

Nesta altura de pandemia, os autarcas de freguesia assumiram novas funções e, para além desta parceria nas refeições, entregam também os trabalhos da escola às crianças e ajudam os idosos levando-lhes alimentos ou medicamentos. É um trabalho em rede que abrange as 20 freguesias de Vila Real.

Manuel Guedes, tesoureiro da União de Freguesias de Borbela e Lamas d’Olo, disse que este é um contributo para ajudar a população, nomeadamente as crianças que “mais necessitam de apoio”.

Mas não só, adiantou, esta autarquia ajuda também, com a entrega de bens de primeira necessidade, idosos e cidadãos que estavam a cumprir isolamento profilático.



PARTILHAR:

Cooperativa Mirandesa aliviada com o escoamento da carne de bovino

Treino-aos-Montes cria atividades em casa para atletas da AF Vila Real