A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro coloca 96 % dos alunos, deixando para a segunda fase apenas 68 vagas, é um resultado histórico em linha com os anos anteriores, sendo que 1482 são alunos que escolheram esta universidade como primeira opção.

Assim, a taxa de ocupação de vagas da UTAD aumentou 11% em relação ao ano anterior.

Das 1563 vagas, foram colocados 1507, sobram para a segunda fase, 68 vagas repartidas pelos seguintes cursos: Engenharia Agronómica, Engenharia Florestal, Engenharia Zootécnica, Enologia, Animação Sociocultural, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Biomédica e Matemática Aplicada e Ciência de Dados.

Os restantes 24 cursos tiveram todas as vagas ocupadas.

O reitor da UTAD considera este um resultado histórico e sublinha o facto de 1482 dos candidatos terem escolhido a instituição em primeira opção, “o que revela a sustentabilidade do projeto educativo da universidade. Trata-se da instituição localizada em regiões de baixa pressão demográfica com o maior número de candidatos em primeira opção”.

Também nos outros regimes de ingresso, a UTAD registou este ano um aumento da procura, particularmente nos estudantes internacionais, o que pode elevar o nº de inscritos no ensino superior público em ciclo de estudos conferentes de grau académico  em cerca de 1770.

De referir que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pode ainda vir a colocar mais 54 alunos referentes ao ensino superior público para ciclos de estudos não conferentes de grau académico (CTeSP) para o ano letivo de 2020-2021.

 

A nível nacional fica assim concluída a colocação na primeira fase do 44.º concurso nacional de acesso, tendo sido admitidos, em 2020, 50 964 novos estudantes no ensino superior público, o que corresponde a um aumento de 15% em relação à mesma fase do concurso de 2019.

Nesta 1.º fase concorreram mais de 62 mil alunos e quase 51 mil já têm um lugar garantido numa instituição de ensino superior.

Dos candidatos à primeira fase do concurso, 82% foram já colocados, sendo que 84% dos estudantes agora admitidos foram colocados numa das suas três primeiras opções.

Das 56 121 vagas colocadas a concurso, sobraram 6 050 vagas para a segunda fase do concurso, representando uma diminuição de 10% em relação à mesma fase do concurso de 2019.

 

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

MK Nocivo edita novo EP, “Produto Caseiro”

Politécnico de Bragança coloca 1027 alunos na primeira fase, cresce 27%.