No âmbito do Mestrado em Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a ser ultimada uma plataforma tecnológica que vai ser aplicada numa Organização Não Governamental (ONG) de Israel, especializada em Direitos Humanos, plataforma essa que ficará em condições de poder ser visionada em qualquer parte do planeta.

Escolhida como cenário de aplicação desta tecnologia, onde irão ser ainda no mês de Outubro realizados os respectivos testes, a ONG israelita Machsom Watch irá assim poder fazer a monitorização dos postos de controlo militares e elaborar relatórios acerca de possíveis violações dos direitos humanos que possam ocorrer nos postos.

No final do mês de Outubro e durante oito dias, o aluno de mestrado Luis Filipe Gens, irá deslocar-se a Israel, para ser feita uma apresentação oficial da adaptação da plataforma à organização Machsom Watch, dar formação na sua utilização e por último, fazer testes no terreno, ou seja, acompanhar alguns dos membros da organização nas suas rondas de monitorização dos postos, para poder observar e anotar todos os procedimentos, dificuldades, etc. que estes possam vir a ter na utilização da plataforma como apoio à sua actividade.

Após este período e tendo em conta os comentários dos membros acerca da sua experiência na utilização da plataforma, esta irá ser melhorada e adaptada, consoante as necessidades, para que possa passar a ser utilizada como apoio às actividades diárias dos membros da Machsom Watch na monitorização dos postos de controlo.



PARTILHAR:

Criar 100 postos de trabalho

«O Governo que rasgue o POPNM»