O Teatro de Vila Real celebra 20 anos de atividade a 19 de março de 2024 e vai proporcionar uma semana de espetáculos gratuitos, para vários públicos, de Sara Correia, Emmy Curl, Mário Laginha e Pedro Burmester.

“O Teatro de Vila Real tem contribuído de forma determinante para uma vida cultural rica, dinâmica e cosmopolita em toda a região do Interior Norte, criando arte com e para todos, numa verdadeira aposta na democracia e na democratização cultural”, afirmou hoje à agência Lusa Mara Minhava, vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Vila Real.

O diretor da casa de espetáculos, Rui Araújo, salientou o contributo do equipamento cultural para o “crescimento do tecido criativo local”.

“Nestes 20 anos de vida do Teatro de Vila Real destaco, além da persistência na diversidade e na procura da qualidade, que fazem deste equipamento um dos mais reconhecidos em Portugal, o espírito de aventura, entrega e fascínio permanentes que tem caracterizado a fantástica equipa com que tenho o privilégio de trabalhar e que tem permitido abraçar novos projetos e desafios a cada etapa” acrescentou o responsável.

Na semana do aniversário, em março, vão atuar os artistas de Vila Real Emmy Curl, nome artístico de Catarina Miranda, que vai apresentar o seu novo álbum de originais, “Pastoral”, e o ator João Pedro Vaz, que vai revisitar “Morada”, a sua primeira peça, que levou ao palco da cidade transmontana em 1994.

O dia do aniversário é assinalado com um concerto para dois pianos com Mário Laginha e Pedro Burmester e a semana de celebração termina com a atuação da cantora Sara Correia, no âmbito da ‘tour’ “Liberdade” e uma festa com o DJ Nuno Calado.

Durante essa semana, vai ser ainda inaugurada uma exposição alusiva aos 20 anos do Teatro de Vila Real.

No entanto, 2024 arranca com o Festival de Ano Novo (FAN), que decorre entre 06 e 20 de janeiro e inclui concertos de Inês Vaz e Pedro Santos, com “As 4 Estações de Vivaldi”, da Banda Sinfónica Transmontana e Daniel Ferreira - vencedor do Prémio Jovem Músico de 2022 - , de Tiago Sousa, que vai apresentar “Organic Music Tapes”, e Maria Sá Silva que protagoniza o concerto para harpa “Saudade”.

O FAN termina com um concerto encenado que junta em palco Marina Pacheco, Paulo Lapa, Tiago Matos e Pedro Costa.

Ao longo do primeiro trimestre de 2024 realiza-se ainda o Festival Boreal e será apresentado um conjunto de coproduções com vários agentes criativos do concelho.

A programação da casa de espetáculos transmontana fica ainda marcada pela vinda do músico brasileiro Tim Bernardes e o regresso de David Fonseca.

Na área do teatro, destaca-se a estreia de “22 Beijos”, uma coprodução com a Inquieta - Agência Criativa, As “Mulheres de Shakespeare” do Ensemble de Actores e a comédia “O Regresso de Ricardo III no Comboio das 9:24”, protagonizada por Adriano Luz, Ana Nave, Jéssica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tilo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer.

No dia Mundial do Teatro, a 27 de março, a atriz brasileira Vera Holtz apresenta “Ficções”.

Na dança, apresenta-se pela primeira vez em Vila Real a companhia luso galega Colectivo Glovo, com um espetáculo sobre a condição feminina.

O programa inclui ainda cinema, oficinas, ações de formação e mediação de públicos.

O Teatro Municipal de Vila Real, que teve um investimento de dez milhões de euros, abriu as portas no dia 19 de março de 2004.




PARTILHAR:

Tribunal de Mogadouro decreta prisão preventiva a 5 detidos por crime organizado

Acidente na A4, envolveu 3 veículos e provocou 10 feridos ligeiros.