A romaria de Nossa Senhora da Pena, Vila Real, que inscrever em Setembro no livro do Guiness o recorde do andor mais alto, que mede 22 metros e precisa de mais de 50 homens para o carregar.

São esperadas em Nossa Senhora da Pena, concelho de Vila Real, cerca de 30 mil pessoas, para a romaria que decorre entre 8 e 11 de Setembro.
Paulo Costa, da organização da festa, citado pela Lusa, afirma que será apresentada uma candidatura ao livro do Guiness, para suplantar o recorde mais alto, que pertence aum andor com 14 metros.

O andor que transporta a imagem da Senhora da Pena é \"o mais imponente dos andores\", com 22 metros de altura e cujo transporte, em ombros, mobiliza mais de 50 homens, acrescentou.

No dia 10 de Setembro, são esperados milhares de forasteiros vindos em excursões de todo o país e do estrangeiro para a procissão que dura cerca de uma hora.
A organização da festa é assumida de forma rotativa por onze das vinte aldeias da freguesia de Mouçós, nomeadamente Lagares, Sanguinhedo, Abobeleira, Jorjais, Lage, Varge, Alvites, Sequeiros, Cigarrosa, Pena de Amigo e Magarelos, responsável pelo evento deste ano.
A organização desta festa representa um investimento de cerca de 100 mil euros, 30 mil dos quais gastos com os andores.

O programa inclui animação, este ano a cargo dos grupos Império Show e Saúl, que actuam no dia 09 de Setembro, e da cantora Mónica Sintra, dia 10.
A capela de Nossa Senhora da Pena, datada do século XVIII, é de origem barroca e faz conjunto com um cruzeiro e um fontanário da mesma época.

A origem daquele santuário mariano, considerado um dos mais importantes da região, é descrita na lenda do grande rochedo - \"Pena\" - no qual terá aparecido a imagem de Nossa Senhora pedindo a construção de uma capela naquele local.



PARTILHAR:

Polémica propuesta

Escolas estão a ser alvo de reparações