O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), António Fontainhas Fernandes, é o novo presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) sucedendo a João Guerreiro, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a universidade com sede em Vila Real revelou que António Fontainhas Fernandes é o sucessor de João Guerreiro, que recentemente assumiu a presidência do conselho de administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A escolha aconteceu em 17 de dezembro, por “eleição de entre os membros”, tendo sido escolhido João Redondo para vice-presidente.

“Entre as competências da CNAES, destaca-se a condução do processo relacionado com a avaliação da frequência e a fixação dos critérios de seleção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior”, acrescenta a nota.

A legislação que regula o regime de acesso e ingresso no ensino superior prevê a CNAES, a qual integra representantes dos estabelecimentos de ensino superior universitário público, do ensino superior politécnico público e ainda representantes dos estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo, indicados pelas organizações representativas dos mesmos, é ainda explicado.

António Fontainhas Fernandes é reitor da UTAD, membro do Conselho Económico e Social, presidente da Fundação CEER, membro do ‘expert group’ da European University Association e fundador da plataforma cívica NOSSA Europa.

DYMC // MSP Lusa



PARTILHAR:

PSD acusa Câmara de Vila Real de adulterar plano de urbanização

Trabalhadores despedidos com propostas de trabalho para a Sousacamp