A companhia Peripécia estreia a 25 de maio, em Vila Real, a peça “A idade do cacifo” que desvenda o mundo dos adolescentes e foi construída com o contributo de jovens em idade escolar, foi hoje anunciado.

“Quisemos criar um espetáculo que questionasse, com humor e alguma crueldade, o sistema em que os adolescentes estão inseridos”, afirmou, citado em comunicado, Sérgio Agostinho, fundador e codiretor artístico da Peripécia Teatro.

A companhia explicou que a “A idade do cacifo” é um projeto que “procura explorar, sem ideias preconcebidas, o ponto de vista dos adolescentes sobre o mundo que os rodeia”.

Sérgio Agostinho acrescentou que com esta criação pretendeu-se “envolver diretamente os adolescentes num processo criativo enriquecedor para todos os intervenientes e, obviamente, para todos os espectadores, sejam eles adultos ou adolescentes”.

Para o efeito, durante o processo de criação, a companhia contou com a colaboração da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, onde realizou um trabalho de pesquisa.

Através do contacto com os alunos e da dinamização de diversas atividades, a Peripécia procurou “perceber o que marca, hoje, o dia-a-dia dos adolescentes, concretamente as temáticas que são motivo de angústia para os mais jovens” e “de que forma estas questões são abordadas em contexto escolar”.

O objetivo foi “abrir os cacifos” que guardam “as angústias, as alegrias, as incertezas e as lições da adolescência e partilhá-las com o público, sem o desdém com o qual o tema é, geralmente, retratado, e tendo em consideração a importância desta etapa para o futuro individual e, também, da sociedade”.

O projeto aborda temas como a saúde mental, as questões de género, a orientação sexual, o ‘bullying’, a ansiedade climática ou a violência no namoro.

Segundo a companhia, o espetáculo “será uma espécie de fotografia dos adolescentes e, também, dos adultos que os rodeiam, que reflete a estranheza com que os mais jovens encaram o universo dos adultos”.

A peça é protagonizada por Filipe Moreira, Noelia Domínguez, Élio Ferreira e Tiago Santos e dirigida por José Carlos Garcia e Sérgio Agostinho.

Com estreia marcada para 25 de maio, no Teatro de Vila Real, “A idade do cacifo” estará, depois, em cena a 02 de junho, em Sabrosa, e tem sessões destinadas às escolas da região.

Entre 30 de junho e 02 de julho, o espetáculo sobe ao palco do “Lua Cheia, Arte na Aldeia”, evento que, em todas as luas cheias, leva o teatro até à aldeia de Benagouro, no concelho de Vila Real.




PARTILHAR:

Encontro internacional debate estado do património e celebra solstício em Sabrosa

GNR detetada 11 infrações no transporte de animais vivos