A docente e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Patrícia Poeta, tornou-se na primeira portuguesa a integrar a lista de embaixadores da Rede Internacional aos Antibióticos (AMR Insights)!

Esta rede internacional é constituída por diferentes profissionais de vários países a nível mundial que diligenciam investigação científica no combate à resistência aos antimicrobianos (AMR) promovendo o conceito uma só saúde (One Health) por forma a proteger a saúde humana, animal e dos ecossistemas. 

Como resultado da exposição aos antibióticos, o nível de resistência das bactérias, que pertencem à flora intestinal normal de humanos e animais, pode aumentar. Estas bactérias, não só constituem um reservatório de genes de resistência para microrganismos patogénicos como, também, representam um bom indicador da pressão seletiva exercida pelo uso de antibióticos nesta população ao nível de resistência na flora endógena e nos ecossistemas, com impacto em saúde pública.

Patrícia Alexandra Curado Quintas Dinis Poeta é Professora Catedrática na UTAD e Membro do LAVQ-UCIBIO, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Medicina Veterinária pela UTAD com investigação em Microbiologia Médica. Coordenadora do Grupo de Resistência a Antibióticos MicroART e Responsável pelo Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD. 



PARTILHAR:

Eduardo Tavares recuperado e de volta ao trabalho presencial

Feira do Fumeiro ‘online’ em Montalegre é “uma conquista para o futuro”