Na passada segunda-feira, os professores do concelho de Vila Real reuniram-se no auditório do Centro Regional da Segurança Social para debater diversos problemas que neste momento os afectam.

O colóquio, organizado pela Associação Nacional de Professores (ANP), teve em vista dois pontos. De manhã o tema em discussão foi \"as áreas curriculares não disciplinares - enquadramento dos projectos curriculares\". A tarde foi dedicada ao tema \"áreas curriculares não disciplinares - como avaliar\".

Segundo o presidente da ANP, João Henrique Grancho, este colóquio, \"é uma abordagem àquilo que são as dimensões significativas do sistema educativo, isto é, aquilo que hoje aparenta e surge como reforma, neste caso numa perspectiva de reorganização, e que evolui, mais tarde, para uma nova reforma\".

A inserção das áreas curriculares não disciplinares (área projecto, estudo acompanhado e formação cívica) \"ainda suscitam algumas dúvidas\" entre os docentes e foi para \"esclarecer\" estes pontos \"menos claros\" que, segundo João Grancho, se realizou este colóquio.

No que toca à avaliação, o presidente da ANP afirma peremptoriamente que \"há uma necessidade de aferir conceitos, nomeadamente o conceito mais abrangente de currículo, um conceito novo de avaliação que não envolva só os alunos, mas sim toda a escola\". João Grancho afirma mesmo, em relação ao próprio ranking das escolas publicado há dias pela comunicação social, que \"o que se esconde e o que está por trás é também uma avaliação aos professores\".

A ANP organiza este tipo de colóquio por todo o país, com vista a informar os professores do sistema educativo. O presidente da associação salienta que esta é \"uma organização profissional de docentes, não sindical, que tem uma perspectiva de actuação ou de implementação das suas actividades, visando o movimento cívico dos docentes\". Do seu ponto de vista, \"os professores são aqueles de quem, acima de tudo, depende o sucesso de qualquer tipo de reforma, de novas ideias de educação, e, como tal, devem ter uma palavra a dizer, quer numa perspectiva de autocrítica, quer de avaliação do próprio sistema educativo\". Desta forma, a associação pretende, como explicou João Antunes, \"estar presente na informação aos professores no que concerne ao sistema educativo e das reformas\".

Em Vila Real, seguindo o exemplo do que tem acontecido no resto do país, a adesão dos professores foi \"satisfatória\", e, como garantiu ao Semanário TRANSMONTANO o presidente da ANP, \"os docentes mostraram-se muito interessados em obter mais informação sobre as áreas curriculares não disciplinares\".



PARTILHAR:

Recuperação do Fervença continua

Dia nove e dez de Novembro