O ministro das Obras Públicas anunciou, ontem, que o despacho para o concurso da concessão do Túnel do Marão, inserido na auto-estrada 4 (A4), para ligar Amarante e Vila Real, foi assinado anteontem com o Ministério das Finanças.

Segundo Mário Lino, que falava à margem da cerimónia de conclusão da Concessão do Grande Porto, o futuro túnel do Marão terá 5900 metros de extensão e o lançamento do concurso para a sua entrega está já em fase de publicação em \"Diário da República\".

De acordo com previsões do Ministério das Obras Públicas, a conclusão da obra está agendada para 2011. A par do projecto, acrescentou Mário Lino, está em fase de conclusão o estudo da auto-estrada Vila Real/Bragança para o novo corredor do IP4.

O objectivo, segundo o ministro, é \"acabar com a sinistralidade\" e ligar o interior, em especial o Norte transmontano, ao litoral e ao resto de Portugal, estando para breve prevista uma avaliação do impacto ambiental da obra. \"Conto que num horizonte de cinco a seis anos, todos estes itinerários estejam materializados em auto-estrada\", precisou Mário Lino.

O Governo anunciou ainda em Abril a construção da auto-estrada que vai ligar Amarante a Bragança, servindo de alternativa ao IP4, cujo traçado tem contribuído para o elevado número de acidentes de viação registados desde a inauguração, que causaram a morte de 250 pessoas. A nova auto-estrada vai ter 165 quilómetros e estará pronta em 2012.



PARTILHAR:

Potencialidades do Douro não têm sido suficentes para acabar com as dificuldades da região

«Terrenos a um cêntimo»