O distrito de Vila Real registou 193 incêndios desde o início do ano, ocorrências pouco habituais para a época, mas justificadas com as temperaturas anormalmente altas, a seca e as queimadas, disse hoje fonte dos bombeiros.

Almor Salvador, coordenador do Centro Distrital de Operações de Socorros de Vila Real, referiu à agência Lusa que os 193 incêndios que eclodiram desde o dia 01 de Janeiro queimaram 351 hectares, essencialmente de mato.

O número de focos de incêndio registados no distrito tem aumentado nos últimos dias, tendo os bombeiros combatido 16 na quarta- feira, 15 na terça-feira e 13 na segunda-feira.

Os concelhos mais assolados pelas chamas são os de Montalegre (42), Vila Real (37), Boticas (24), Chaves (16), Alijó (15) e Santa Marta de Penaguião (14).

Para Almor Salvador, estes números \"são pouco normais para a época, mas são também facilmente explicados pela falta de chuva, pelos ventos fortes e as altas temperaturas que se fazem sentir durante o dia\".

Considerou ainda que a maior parte dos incêndios são \"provocados por mão humana\" e uma grande parte destes \"resulta de queimadas mal calculadas\".

Apesar do elevado número de ocorrências, o coordenador salientou que os bombeiros estão a \"responder de forma eficiente\".

Durante a tarde de hoje os bombeiros combateram dois incêndios em MosteirÎ e Arroios, concelho de Vila Real, que queimaram uma zona de mato.



PARTILHAR:

26 de Fevereiro

Água previne incêndios