A Nervir - Associação Empresarial - inaugurou, ontem à tarde, as novas instalações da Escola Profissional, «depois de 15 anos a funcionar em espaços alugados que nem sempre representavam a qualidade de ensino que se atingiu», como admitiu o presidente, Manuel Coutinho.

De realçar que esta \"é a única escola profissional do país que tem como patrono uma associação empresarial, já que as outras resultam de parcerias entre autarquias e misericórdias. Além de conseguirmos uma taxa de empregabilidade dos alunos de 75 a 80%, outros 5% seguem para o ensino superior e os restantes estão ainda à procura de emprego\", acrescentou o director pedagógico, Carlos Almeida. \"Todas as semanas somos contactados por empresas, que nos pedem para arranjarmos funcionários, sobretudo nas áreas da Contabilidade e do Turismo\", explica ainda.

As novas instalações, que só vão começar a funcionar em Setembro, quando arrancar o novo ano lectivo, vão ser frequentadas pelos actuais 250 alunos, distribuídos pelos cursos de Técnicos de Marketing e Publicidade, Técnicos de Contabilidade, Técnicos de Turismo e Secretariado. Mas a a Nervir aguarda autorização para que, já em 2006/2007, arranquem três novos cursos Gestão de Equipamentos Informáticos, Animação Cultural e Geriatria e Instalações Eléctricas, o que poderá significar, em Setembro, um acréscimo de mais cerca de 60 alunos.

\"Chegámos à conclusão que os quatro cursos já existentes e mais estes três são das áreas mais carenciadas na nossa região e não nos podemos esquecer que a escola é frequentada por alunos de todo o distrito e até de fora dele\", continuou.

As novas instalações contam com 13 salas de aula, laboratório de físico-química, sala de artes gráficas, oficinas e laboratório de apoio às oficinas e ainda com uma biblioteca, várias salas destinadas ao apoio administrativo (secretaria, recepção, reprografia), bem como um conjunto alargado de espaços destinados aos docentes e alunos.

Este projecto teve apoios do Programa Operacional da Região Norte e da Câmara Municipal de Vila Real.



PARTILHAR:

Bairro da Concha

Termas são uma mais-valia