Uma mulher de 25 anos acusa os médicos do Centro Hospitalar de Vila Real/Régua de a terem operado ao pé esquerdo, quando tinha sido internada para ser operada ao pé direito. Um caso que será analisado amanhã, em reunião do Conselho de Administração da unidade de saúde.

Segundo Rosa Maria Carvalho Tavares, moradora no Bairro de S. Vicente de Paulo, em Vila Real, tudo terá acontecido a 12 de Fevereiro passado. «Fui admitida no hospital no dia 11 de Fevereiro, para ser operada no dia seguinte. O que de facto aconteceu». O motivo da operação seria «um problema no tornozelo do pé direito, desde o tempo de estudante», que «lhe provocava entorses sucessivas».

«Há quatro anos, o meu ortopedista disse-me que tinha desgastado uma «barra» que divide dois ossos do pé e que os tendões estavam a ser afectados». Rosa Maria foi operada para colocar uma «barra» mas, \"como era ainda nova, a «barra» voltou a desgastar\".

Ainda segundo Rosa Maria, em Janeiro passado, e por indicação do ortopedista, efectuou uma ressonância magnética. \"Dois médicos decidiram nessa altura, em conjunto, que teria de levar um enxerto no pé direito, porque a «barra» tinha descaído um pouco\".

Queixa no hospital

Foi assim que Rosa Maria deu entrada no bloco operatório do Centro Hospitalar, no dia 12 de Fevereiro, precisamente às 7.30 horas, para ser operada ao pé direito. Mas, afinal, saiu de lá às 11 horas, depois de uma intervenção ao pé esquerdo, devidamente engessado. Uma situação que a surpreendeu, pois, como nos explicou, \"nunca tive problemas no pé esquerdo\".

Ainda sob o efeito da anestesia, Rosa Maria perguntou porque tinha o pé esquerdo engessado. \"Uma auxiliar foi chamar o médico, que me disse que tinha visto um raio X do pé esquerdo e que, por isso, me operou. Acontece que eu nunca fiz nenhum raio X ao pé esquerdo\", garante.

Rosa Maria regressou a casa sem ser esclarecida sobre o que realmente lhe acontecera. Porém, promete \"não ficar assim\". Ontem mesmo, aliás, registou a sua queixa no livro de reclamações do Centro Hospitalar Vila Real/Peso da Régua, acusando os médicos de negligência na intervenção cirúrgica.

O JN tentou obter uma explicação dos responsáveis pelo Centro Hospitalar Vila Real/Régua, mas informaram-nos apenas que, \"na próxima segunda-feira [amanhã], o caso vai ser analisado em reunião do Conselho de Administração, de forma a serem apuradas \"eventuais responsabilidades\".

3,5 horas foi o tempo que Rosa Maria esteve no bloco operatório do Centro Hospitalar de Vila Real. No final explicaram-lhe que o médico tinha visto um raio X ao pé esquerdo. Que ela diz nunca ter feito.



PARTILHAR:

Embate violento

Campeã nacional aos 15