Ex-deputada do PSD é cabeça de lista por Vila Real como independente pelo partido CHEGA, foi hoje confirmado pela própria ao Diário de Trás-os-Montes após anúncio do líder André Ventura.

O candidato a Vila Real já tinha sido apresentado, tratava-se de Sérgio Ramos que tinha sido candidato pelo partido à Câmara de Vila Real em outubro passado, mas “o Chega decidiu fazer outra aposta, uma ex-militante e deputada do PSD que, entretanto, saiu do partido por estar descontente”.

É um volte face espetacular e com impacto nacional dado trata-se de uma ex Deputada do PSD pelo circulo de Vila Real entre 2011 e 2019 .

Na visão do partido, esta é uma forma de mostrar que o Chega é uma alternativa a quem já não se revê no PSD, uma ideia tantas vezes repetida pelo líder do partido.

Além de o Chega continuar a apostar na implementação em território nacional, Vila Real é uma das apostas do partido para estas legislativas pelo resultado conseguido nas eleições Presidenciais. Ao contrário das autárquicas, em que o Chega não conseguiu eleger um vereador e apenas se ficou por um deputado municipal, André Ventura obteve 13,70% dos votos nas Presidenciais, ficando até à frente de Ana Gomes neste distrito. Tendo por base  este resultado, o partido acredita que Manuela Tender será a pessoa certa para fazer um trabalho sólido nas legislativas antecipadas.

Manuela Tender saiu do PSD ao fim de 15 anos de “militância entusiástica, ativa e convicta”, em fevereiro de 2020, por acreditar que o partido estava “sem rumo nem estratégia, sem voz nem liderança, sem ambição nem projeto, sem combatividade nem um claro caderno reivindicativo para o concelho e a região, num divórcio crescente com os anseios e preocupações dos cidadãos”.

“Decidi exercer livremente os meus direitos e deveres de cidadania ativa, crítica e participativa, sem sujeição a códigos de conduta nos quais não me revejo e que condeno e condenarei sem complacência”, escreveu na altura a professora nas redes sociais no momento da saída.

Na altura, Manuela Tender criticou a distrital de Vila Real pela forma como fez as listas para as eleições legislativas de 2019, sendo que ficou fora das escolhas. Segundo o Notícias de Vila Real, a decisão da distrital chegou mesmo a ser alvo de uma petição online para que a ex-social-democrata fosse candidata a deputada.

Manuela Tender fazia parte do painel de comentadores do programa semanal do Diário de Trás-os-Montes "Opinião Transmontana" que ontem mesmo abandonou para se dedicar em corpo e alma a este novo desafio.

DTM com Lusa



PARTILHAR:

Moncorvo atribui lenha do perímetro florestal do Reboredo aos munícipes

Câmara de Mondim de Basto desfavorável à prospeção de lítio no concelho