O Município de Torre de Moncorvo promove, no decorrer de 2022, o programa “Quintas-feiras do Reboredo” e “Reboredo Ajuda”, uma iniciativa que consiste na atribuição de corte de lenha nesse perímetro florestal, foi hoje divulgado.

“As Quintas-feiras do Reboredo” é uma iniciativa que consta na atribuição de corte de lenha pelos munícipes no Perímetro Florestal da Serra do Reboredo, sob a responsabilidade do município e a supervisão do Gabinete Florestal”, explicou o presidente da Câmara, Nuno Gonçalves.

A mata do Reboredo é, a par do domínio hídrico dos rios Douro e Sabor, a maior riqueza natural do concelho de Torre de Moncorvo, com a sua mata revestida por um manto vegetal de espécies variadas como os carvalhos, sobreiros, pinheiros, castanheiros, medronheiros, urzes, estevas, giestas, espinheiros e carquejas, além de herbáceas raras como é o caso de algumas variedades de orquídeas e a rosa-albardeira.

A atividade a promover pela autarquia realiza-se todas as quintas-feiras, com início no dia 13 de janeiro de 2022 até 28 de abril de 2022. Cada agregado familiar tem direito a extrair 1.500 quilos de lenha, na área de extração indicada pelo gabinete florestal do Município de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

“Os interessados em beneficiar deste programa devem efetuar uma candidatura no referido gabinete, acompanhados pelo cartão do cidadão. Posteriormente, serão informados pelos serviços municipais da hora e do local no qual estão autorizados a extrair a lenha”, indica a autarquia transmontana.

“Para grupos de risco de pobreza ou exclusão social, o município implementou o programa ‘Reboredo Ajuda’, que consiste na atribuição de 1.500 quilos de lenha e respetivo transporte, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos: ser residente no concelho, apresentar um rendimento mensal per capita, determinado nos termos do Regulamento Municipal de Atribuição de Habitação Social, igual ou inferior a 75% do Indexante de Apoio Social em vigor e não tenham viatura própria ou de familiares descendentes e/ou ascendentes”, indicou a câmara.

O município tem apostado na gestão de combustível para evitar incêndios nesta que é a maior mata de carvalho branco em toda a Europa.

As candidaturas a este programa também devem ser apresentadas no Gabinete Técnico Florestal da Câmara de Torre de Moncorvo para análise e decisão.



PARTILHAR:

Atos de vandalismo nos presépios de Vila Real preocupam autarcas

Manuela Tender candidata do CHEGA pelo distrito de Vila Real