Arqueóloga portuguesa que integra uma equipa de escavações de túmulos egípcios com mais de cinco mil anos necessita de apoio para a viagem e, por isso, lançou um apelo na internet para que 250 amigos doassem 5 euros cada.

 

Apaixonada pelo Egito, pela sua história e por todos os mistérios que ele encerra, Susana Bailarim irá partir já em outubro, naquela que será a sua nona viagem ao país das enigmáticas pirâmides e dos todo-poderosos faraós.

“Eu já tenho uma data de partida definida, que é dia 6 de outubro, até porque tenho de ir ajudar com a expedição. Mas a campanha começa dia 26 e terminará, em princípio, no final de fevereiro, com a possibilidade de se poder estender a março e, inclusive, abril. Depende”, revelou a residente em Torre de Moncorvo.

“É um projeto que a nível sentimental já o tenho há alguns anos, até porque já trabalhei no Cairo durante 7 anos num projeto da Universidade Nova de Lisboa, que terminou, depois, por falta de financiamento. Entretanto, o ano passado surgiu este convite da equipa sueca, da doutora Maria Nilson, para ingressar no seu grupo e escavar em Nag El Hammam”, elucidou.

Contudo, para concretizar mais esta aventura, a arqueóloga portuguesa precisa de um apoio pecuniário que sirva de suporte não só para a viagem como, também, para se sustentar ao longo dos cinco meses em que irá operar nas antigas pedreiras localizadas na zona do Assuão, onde irá proceder ao seu levantamento epigráfico.

“Em Fevereiro deste ano, que foi quando decorreu a maior parte da escavação, descobrimos cerca de 47 túmulos e algum espólio arqueológico, datados da 18ª dinastia, com mais de 5 mil anos, que corresponde à Idade do Ferro em Portugal. O projeto para o qual estou a angariar amigos tem a ver com eu ficar no Egito durante cinco meses para fazer um levantamento epigráfico juntamente com a equipa sueca, de forma, também, a continuarmos o processo de escavação do resto dos túmulos. Até porque dos 47, só foram escavados 14”, informou a egiptóloga, notoriamente ansiosa pelo seu regresso a um país e a uma cultura que admira profundamente.

Consciente do enorme investimento necessário, Susana lançou um repto no seu blog pessoal, onde “pede” a 250 “amigos que contribuam com o mínimo de 5 euros cada. A troco dessa quantia, a blogger propõe-se partilhar aquele país do Médio Oriente, trespassado pelo Nilo, ao longo de toda a sua estadia. Assim, os internautas que ajudarem Susana nesta fase, terão acesso, em primeira mão, a todo o trabalho feito por ela e pela equipa que integra, providenciando uma amostra rara daquilo que é o dia a dia de um arqueólogo, permitindo descobrir de um Egito mágico cheio de encantos e que a todos fascina.

“Eu, felizmente, sou arqueóloga porque gosto, sou egiptóloga porque gosto, agora, claro que não posso concretizar todos os meus sonhos sozinha. Porque estou desempregada e preciso de ajuda. Daí eu me ter lembrado de pedir ajuda aos meus amigos e aos amigos dos meus amigos”, justificou a licenciada em arqueologia.

Em contrapartida, “as pessoas que contribuírem para esta causa, terão acesso ao meu diário de campo, onde eu mostrarei o Egipto através dos meus olhos, que é para as pessoas poderem ver o que é que eu faço, qual é o trabalho diário de um arqueólogo, desde as 5 da manhã até ir dormir”. “Vão poder acompanhar todo o tempo que eu estiver no Egipto através de publicações, fotografias, textos escritos, todo o processo do meu trabalho e da minha equipa”, acrescentou. 

Neste momento, a Susana faltam ainda, sensivelmente, 150 amigos, o que perfaz a soma de 750 euros, a juntar aos 500 euros que conseguiu angariar das 100 pessoas que já contribuíram para a sua causa, num total de 1250 euros. Contudo e apesar da arqueóloga ainda não ter sequer metade do dinheiro reunido, a verdade é que a viagem está marcada e já na próxima semana, quinta-feira, a mulher que Trás-os-Montes adotou partirá para o Egito, numa campanha que se estenderá, pelo menos, até fevereiro de 2017.

Questionada se é o continuar de uma concretização de um sonho maior, Susana Bailarim respondeu afirmativamente, reiterando, “ este é o meu sonho e é um sonho de há muitos anos. Eu acho que todas as pessoas devem ter a oportunidade de poder concretizar os seus sonhos, de serem felizes e de poderem fazer aquilo que gostam”. 

“Mais que um sonho, é uma paixão enorme que, desde pequenina, foi fomentada por alguma leitura, mas que, também, foi norteando a minha vida, de uma certa maneira. Foi por isso que eu tirei uma licenciatura em Arqueologia e uma especialização em Egiptologia”, terminou.

 

 

Interessados em ajudar a Susana a concretizar este sonho, poderão fazê-lo com uma transferência de, no mínimo, 5 euros, para a conta seguinte:

NIB (CGD): 003504920001292800016

 

Para mais informações, podem, também, consultar o seu blog:

https://susanaegypt.wordpress.com/

 



Galeria de Fotos

SHARE:

Uma luz que é o Márcio ao fundo do túnel que é a nossa vida

À descoberta de um Portugal diferente