Alijó, Peso da Régua, Chaves e Valpaços foram as autarquias que aceitaram estabelecer uma parceria com o Instituto Português da Droga e Toxicodependência (IPDT) para lutar contra o problema do consumo de drogas. O protocolo foi assinado no salão nobre do Governo Civil de Vila Real, no passado dia sete. Contudo, e tendo em conta o interesse demonstrado pelos restantes autarcas do distrito, a presidente do Conselho de Administração do IPDT, Elza Pais, adiantou que, \"no próximo ano, todos os concelhos do distrito estarão cobertos com planos municipais e intermunicipais\". Esta situação tornou-se uma \"emergência\", depois de ter sido tornado público, no último dia 26 de Junho, um estudo que classificou Vila Real como um dos distritos do país com maior prevalência de consumo de drogas na população jovem. De acordo com estes dados, cerca de 17 por cento dos jovens vila-realenses entre os 12 e os 15 anos já experimentaram drogas, o que, na opinião de Elza Pais, \"representa um grito de alerta para os autarcas que começam agora a responder, unindo esforços para o combate à toxicopedência\".

Salientando que a grande aposta na área da prevenção são as escolas, explicando aos jovens que \"há outras formas de prazer para além dos consumos e que as drogas são um prazer fácil que se transforma em dor\", Elza Pais explicou que foi realizada uma reunião com os autarcas que assinaram o protocolo, com o intuito de \"sensibilizar os presidentes de câmara para os benefícios da sua adesão a este projecto que irá eleger três áreas essenciais: saúde, cultura e desporto\".

O plano para cada concelho deverá ser desenhado por cada um dos autarcas, \"em função das características e necessidades dos seus jovens\". Para além disso, surgiu ainda a possibilidade de alguns concelhos se unirem, de forma a canalizar e potencializar os recursos, que \"ainda não são em grande número\".

A assinatura deste protocolo contou com a presença do secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Adão Silva, que afirmou que \"com estes protocolos está-se a tentar resolver o problema da toxicodependência desde o princípio, logo nas circunstâncias onde ele nasce\".



PARTILHAR:

Pena leve para Prada

Piloto do Fokker ainda tentou planar