O primeiro-ministro, José Sócrates, inicia sábado uma visita de dois dias ao distrito de Vila Real onde vai inaugurar o último troço da Auto-estrada 24 e assistir à apresentação do espaço de homenagem a Miguel Torga.
No âmbito da iniciativa «Governo presente», José Sócrates estará de visita ao distrito de Vila Real ao longo de todo o fim-de-semana, juntando vários ministros do seu Governo.

O périplo começa sábado às 14:30 com uma entrega simbólica de computadores no Centro de Formação de Chaves, uma iniciativa que decorre no âmbito do programa «Novas Oportunidades».

A meio da tarde, o primeiro-ministro inaugura a Estação de Tratamento de Água e Sistema Adutor do Alto Rabagão, em Montalegre, um investimento de 25 milhões de euros que vai servir cerca de 100 mil habitantes do Alto Tâmega.

Posteriormente procede à inauguração do Pavilhão Multiusos de Montalegre que, segundo o presidente da Câmara local, Fernando Rodrigues, custou cerca de 8,5 milhões de euros.

Sábado à noite, o governante janta com os 14 autarcas do distrito de Vila Real no Vintage House, no Pinhão, concelho de Alijó.

O primeiro-ministro poderá aproveitar este encontro para falar sobre o serviço de urgência do Hospital D.Luíz I, no Peso da Régua com os presidentes das câmaras de Santa Marta de Penaguião (Francisco Ribeiro, PS), de Mesão Frio (Marco Teixeira, PSD) e da Régua (Nuno Gonçalves, PSD).

Os autarcas tinham prometido uma tomada de posição para quarta-feira por estarem há cerca de cinco meses à espera de uma resposta por parte do Ministério da Saúde à reivindicação de uma urgência básica, a funcionar em permanência, naquela unidade hospitalar, que, entretanto, foi integrada no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O dia de domingo será dedicado às acessibilidades e à cultura.

José Sócrates inaugura às 12:30 o último troço Auto-estrada 24 (A24), entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, dando por concluída esta via que vai ligar ao longo de 155 quilómetros Viseu à fronteira em Chaves.

Posteriormente a comitiva governamental seguirá para São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, para assistir à apresentação do Espaço Miguel Torga, um projecto com assinatura do arquitecto Souto Moura.

José Sócrates associa-se desta forma às comemorações do centenário do mais conhecido dos escritores transmontanos, que estão a decorrer em várias localidades portuguesas.

O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, disse à Agência Lusa que o Espaço Miguel Torga será construído em terrenos próximos da casa onde nasceu o escritor, em São Martinho de Anta, através de um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, pretendendo homenagear e divulgar a sua obra.

Pelas 17:00, vai decorrer no Governo Civil de Vila Real uma sessão de discussão pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental da Auto-Estrada de Trás-os-Montes que vai ligar Vila Real a Bragança.

O périplo pelo distrito de Vila Real termina com uma reunião com associações empresariais e confederação sindicais da região.



PARTILHAR:

Entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar

Participaram 1.600 fotógrafos