O fotógrafo indiano Arup Ghosh venceu a segunda edição do Festival Internacional da Imagem (Festimage) promovido pela Câmara de Chaves através da Internet, anunciou hoje fonte da organização.
Participaram no Festimage cerca de 1.600 fotógrafos e criadores de arte digital de 59 países, a maioria dos quais de Espanha (368), Brasil (302), Alemanha (229) e Portugal (165).

Segundo a organização, com «considerável» número de participantes seguiram-se a França, Reino Unido, Áustria, Índia, Itália, ColÎmbia, Argentina e Venezuela.

A segunda edição do evento, que tem como objectivo «invadir a cidade de Chaves com um verdadeiro festival de imagens», foi ganha pelo indiano Arup Ghosh, ficando em segundo lugar o espanhol Juan Carlos Roman.

Seguiram-se o espanhol Jesus Jaime Mota (3º prémio) e Stephanus Meyer (4º prémio), britânico que reside em Córdoba e o único dos premiados que concorreu com um trabalho a cores.

Em quinto lugar ficou o também indiano Kushal Gangopadhyay.

O primeiro prémio é contemplado com 5000 euros, o segundo com 2500, o terceiro com 1000, o quarto com 750 e o quinto com 500 euros.

Rodrigo Teófilo, do Brasil, foi o vencedor do Prémio do Público, modalidade que decorre paralelamente ao Prémio Oficial e tem o valor de 1000 euros.

Os trabalhos mais votados, via Internet, pelo público serão expostos a partir de 08 de Julho, em Chaves.

No mesmo dia serão afixadas na parede de alguns prédios do centro da cidade os trabalhos de alguns dos finalistas, ampliados para grandes dimensões, ali permanecendo até ao fim de Agosto.

Durante o mesmo período, à noite e nos locais mais movimentados de Chaves, serão projectados em ecrãs gigantes todos os trabalhos concorrentes.

A exposição reunida com os trabalhos dos finalistas irá depois para outras cidades e integrará, também, o «Outono Fotográfico», que se realiza anualmente na cidade espanhola de Ourense.

O Festimage é organizado pela autarquia em colaboração com o jornal regional Semanário Transmontano



PARTILHAR:

Iniciativa «Governo presente»

Para servir o Alto Tâmega